Marechal Deodoro é muito mais que uma cidade encantadora, pois é um local que faz parte da História do Brasil. Portanto a cidade, que fica pertinho de Maceió, no litoral sul de Alagoas, é repleta de surpresas para seus visitantes.

Recentemente, Marechal foi destaque na mídia por conta da participação do chef  Paulo Quintela no programa Masterchef, da Rede Bandeirantes. Você viu?

Alguns dos viajantes a descrevem como “um pedacinho do paraíso, onde tudo é muito lindo” e “uma cidade histórica imperdível!”. A antiga capital reúne prédios históricos do século XVIII e praias exuberantes! Assim, para você aproveitar tudo que a cidade tem de bom, montamos esse guia completo.

Portanto, confira tudo que você precisa saber antes de visitar Marechal Deodoro!

Marechal Deodoro - Casas coloridas

Casinhas coloridas no centro histórico de Marechal Deodoro.

O que saber antes de ir para Marechal Deodoro?

A cidade fica localizada bem próximo de Maceió, mas é uma ótima opção para entender um pouco da História do Brasil, conhecer belezas naturais e ainda degustar a culinária alagoana.

Antes de pegar a estrada até a cidade, eis o que você precisa saber!

História da cidade de Marechal Deodoro

Fundado em 1611, o povoado Vila Madalena de Subaúma era alvo de piratas franceses que queriam extrair pau brasil  para vender na Europa. Só em 1636 o vilarejo se tornou município e passou a ser chamado Santa Maria Madalena de Alagoa do Sul.

Em 1817, passa a ser capital da capitania de Alagoas, mas só em 1823 ganha o título de cidade. Em 1839, a capital do estado passa a ser Maceió. Posteriormente, 100 anos depois, em 1939, a cidade passa a se chamar Marechal Deodoro.

Decerto você deve se lembrar de ter visto o nome Marechal Manuel Deodoro da Fonseca nos livros de História. Foi ele quem proclamou a República no Rio de Janeiro, em 15 de Novembro de 1889. Logo se tornou o primeiro presidente do Brasil. Por tal feito, ele é um dos alagoanos mais conhecidos, tendo nascido na cidade que leva seu nome.

Por isso, a cidade carrega uma boa parte da nossa História. Por ter sido capital de Alagoas por mais de 20 anos, a cidade tem um conjunto colonial que é um dos grandes atrativos da cidade, Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN.

Como chegar a Marechal Deodoro?

Chegar até lá é bem fácil. A cidade fica apenas 20 km distante de Maceió. Você tem algumas opções para ir até Marechal Deodoro. Quem optar por ir de carro pode seguir pela AL-101 sentido sul desde Maceió. O trajeto de carro entre as duas cidades leva 30 minutos em média. Bem rápido, não é mesmo?

Já quem prefere ir sem se preocupar em dirigir, pode fechar um traslado com uma agência de viagens local. Sugerimos a Luck Receptivo e WS Tour. No entanto, não existem ônibus municipais que partam direto da orla de Maceió até Marechal Deodoro. Mesmo quem estiver hospedado na Ponta Verde e quiser ir de ônibus terá que pegar mais de uma condução. Então não vale a pena.

Mas você também pode ir de táxi até lá, já que a corrida sai em média entre R$50 e R$59. No entanto, quem preferir pode usar algum serviço de carro particular.

O que fazer em Marechal Deodoro?

Agora que você viu como é fácil visitar a cidade, vamos aos motivos pelos quais vale a pena não deixá-la de fora da sua viagem a Alagoas.

Praia do Francês

Marechal Deodoro- Praia do Francês

Espreguiçadeiras, areia branca e água cristalina na Praia do Francês.

Esta praia é uma das mais famosas de Alagoas e fica em Marechal Deodoro. Com água cristalina de um azul apaixonante, a Praia do Francês tem ótima estrutura para receber os turistas com muitos bares e restaurantes e um clima aconchegante. De fato, há muitas partes da praia onde é possível relaxar e curtir momentos de descanso.

Quem quiser pode fazer passeios de veleiro ou jangada e aproveitar as piscinas naturais que se formam na região durante a maré baixa. Mas quem quer se aventurar, pode praticar diversos esportes aquáticos como stand up paddle, mergulho com snorkel e para os mais radicais, dá para surfar no cantão direito da praia.

Para as crianças, uma boa pedida é fazer o passeio de barco com fundo de vidro para poder observar a vida marinha da região.

Existem diversos passeios de barco na região, um deles leva até a Praia do Saco da Pedra, que é mais isolada na região. Ela faz parte de uma reserva protegida e é repleta de lindíssimas piscinas naturais.

Para facilitar o dia por lá e não perder nada, confira nosso mapa interativo da Praia do Francês, montado com todo carinho e cuidado. Ele mostra as atrações do lugar, desde a parte gastronômica até as compras e pontos turísticos.

Casa de Marechal Deodoro

O casarão do século XVII, onde nasceu Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, é hoje um museu aberto ao público. O local possui um ótimo acervo de objetos sobre a época em que o proclamador da República viveu na residência.

A fachada é original da época e a parte interna foi restaurada para resistir ao tempo. O guia do museu explica os acontecimentos que levaram ao fim da monarquia e mostra um lado que nem todos conhecem sobre o primeiro presidente do Brasil.

É uma visita perfeita para toda a família, pois mostra fatos curiosos para os mais velhos e fomenta a paixão pela História nos mais novos.

Centro Histórico de Marechal Deodoro

Conforme citamos, a cidade possui um centro colonial com muitos prédios que datam do século XVIII. Alguns locais de destaque são:

Igreja Matriz de Nossa Senhora Conceição

Não existem registros precisos sobre quando a igreja foi construída, mas alguns documentos mostram que ela já existia em 1654. Além da importância religiosa, a Igreja ainda guarda significado histórico, pois foi lá que o primeiro governador de Alagoas foi empossado em 1819.

Em 1860, a igreja recebeu a visita de Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Teresa Cristina.

Museu de Arte Sacra

Igreja Santa Maria Madalena e Museu de Arte Sacra, Praça João XXIII, Marechal Deodoro, Maceió.

Igreja Santa Maria Madalena e Museu de Arte Sacra, Praça João XXIII, Marechal Deodoro, Maceió.

O conjunto arquitetônico Santa Maria Madalena, que desde 1984 tornou-se o Museu de Arte Sacra, é um belíssimo exemplar da arquitetura barroca. Certamente, um dos mais importantes do estado. O museu conta com um acervo de mais de 200 peças dos séculos XVII, XVIII e XIX, entre as quais é possível ver pinturas sobre tela, esculturas de madeira, joias, objetos litúrgicos em prata e ouro e muito mais.

Algumas peças de destaque da coleção são as esculturas de Santa Maria Madalena, do século XVIII, e de São Francisco, do século XVII. Toda a coleção impressiona, bem como a arquitetura barroca do conjunto do museu.

Há ainda muitas outras igrejas no Centro Histórico, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja Nossa Senhora do Ó, entre outras, bem como prédios de destaque como a Cadeia Pública e Casa da Câmara.

Cultura e Artesanato

Outro grande atrativo de Marechal Deodoro é a cultura da região. Há festas anuais que ocorrem na cidade, como o Festival Ítalo-Germânica. A Italemanha acontece durante três dias, com muitas atrações musicais e gastronômicas. No entanto, há ainda uma forte cultura regional de artesãos.

A renda filé, típica de Alagoas, é um dos destaques do artesanato, pois desde o ano passado ganhou um novo espaço para os artesãos. A Casa do Artesanato está localizada na Rua Waldemar Mees, na esquina com a Rua Adão Kiefer Sobrinho.

Gastronomia

Em Marechal Deodoro, não faltam opções para quem gosta de comer bem. O Dona Madalena Restaurante, na Praia do Francês, possui diversos pratos à base de frutos do mar, como a famosa caldeirada. Para quem quiser fugir um pouco das comidas locais, uma ótima opção é o Rústico Burguer Gourmet, com hambúrgueres artesanais e saborosas caipirinhas.

Ao lado do Centro Histórico, está uma pequena vila de pescadores, a Massagueira, que possui um Polo Gastronômico à beira da Lagoa Manguaba. O local é perfeito para quem quer comer bem e  curtir o fim de tarde. É lá que estão o Bar do Pato, Karupã Bar e Restaurante, Aratú e outros restaurantes, que servem pratos como Sururu de Capote, Siri mole ao coco e Umbuzada sertaneja.

Portanto, visitar Marechal Deodoro é uma viagem no tempo, na história e na cultura de Alagoas. Além de tudo isso, ainda é cercada de grande beleza natural. Por isso é um destino que vai agradar a todos, certamente!

Se você está programando uma viagem para Maceió, recomendamos incluir a cidade no seu roteiro. Mas aproveite para turbinar sua viagem e confira 5 passeios inesquecíveis para fazer em Alagoas.

Facebook Comments

Postagens relacionadas

logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações