Viajar pelo nordeste do Brasil é viciante. Você conhece um local novo e acaba se animando para conhecer todos os outros. E então, a pergunta pode surgir: o que fazer em Maceió? Afinal, muitos viajantes ainda não sabem muito bem o que esperar da capital alagoana.

Para nós, é uma missão mostrar que a cidade tem muito para oferecer aos visitantes. E não estamos falando apenas das belezas naturais. Aqui temos uma cena gastronômica que vai desde as cozinhas tradicionais até as mais contemporâneas.

Há também uma parte histórica muito interessante para conhecer. Por exemplo, você sabia que o primeiro presidente do Brasil era alagoano? E isso é só uma parte da nossa rica história.

o que fazer em maceió

Não bastasse tudo isso, o artesanato local é uma das muitas belezas que deixam qualquer visitante apaixonado por Maceió. Para você conhecer tudo que a cidade tem para oferecer, continue lendo nosso guia definitivo sobre o que fazer em Maceió! Vamos nessa?

Como desfrutar o melhor da capital alagoana?

Ao pensar sobre o que fazer em Maceió é bom ter em mente que apesar da cidade ser quente o ano todo, existem períodos do ano que são melhores que outros para visitá-la. Não só pelo clima, mas pelo custo-benefício, já que na alta temporada os preços de hospedagem e passeios é mais elevado.

Por isso, apesar do período de chuvas não ser um impeditivo para visitar a cidade é muito importante verificar a tábua das marés.

Aproveite as Piscinas Naturais

Um dos grandes atrativos das praias de Maceió são as piscinas naturais que se formam alguns quilômetros distante da costa. Para chegar até lá uma viagem de jangada leva apenas 30 minutos. As embarcações com motores levam apenas 10 minutos!

E quem é adepto da natação e com boa experiência, pode chegar até lá nadando. Entretanto, você só consegue aproveitar as piscinas quando a maré está baixa.

Acompanhe a Tábua de Marés

A boa notícia é que você pode se programar com antecedência, basta acompanhar a tábua das marés dos próximos meses através da internet. A tecnologia é uma maravilha, não é mesmo?

No site do Climatempo é possível acompanhar as informações das marés para os próximos meses do ano. Ao acessar você verá os dados separados por dias e horários. Quanto mais perto de zero, melhor.

E ainda há um fenômeno que são as maré negativas durante a lua cheia. Esses são os momentos perfeitos para curtir as piscinas.

Dessa forma você pode avaliar os melhores dias para visitar Maceió e ainda separar as marés mais baixas para curtir as melhores piscinas naturais da região.

Chove muito pouco na cidade!

Outro ponto para ficar atento quando estiver programando sua viagem é saber que há uma temporada de chuvas na região. Entretanto, são pancadas rápidas e fracas.

No máximo que você terá o trabalho de fugir da chuva por um breve tempo e depois voltar para curtir a praia. 

Essa temporada costuma se estender de abril até agosto, com ápice de chuvas em maio e junho. A partir de setembro o clima costuma melhorar, mas é só durante o verão que a cidade atinge a alta temporada.

Maceió fica mais tranquila durante o Carnaval

Se você quiser aproveitar a cidade e as praias mais vazias, evite visitar Maceió entre Dezembro e o Carnaval. Apesar do Carnaval ser alta temporada a cidade não tem festas nos dias da folia. Aqui comemora-se uma semana antes com as famosas prévias e o desfile do Pinto da Madrugada.

Nos dias de Carnaval, efetivamente, a cidade é um bom refúgio para quem quer escapar da festa, mas os preços ainda são relativamente mais altos.

Agora que você já sabe como escolher a melhor época para desfrutar a capital alagoana, é hora de descobrir o que há para aproveitar pela cidade.

Afinal, o que fazer em Maceió?

A capital do estado de Alagoas tem ofertas para todos os gostos. Se você é um viajante que adora curtir praias, a cidade tem uma mais bonita que a outra.

Mas quem sabe você é uma pessoa que adora conhecer a História do Brasil e suas cidades. Sem problema! Maceió tem muita história para contar. Ah, você adora experimentar comidas novas e diferentes? Maceió será seu amor eterno.

  • As principais praias de Maceió

Para os apaixonados por praia, às três mais procuradas e famosas da região são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Pajuçara é a praia mais movimentada da região, isto porque ela reúne duas das atrações favoritas de todos que visitam Maceió: piscinas naturais e feira de artesanato. Para quem gosta de se aventurar é possível alugar caiaques e partir para o mar.

Já na Ponta Verde estão as águas mais calmas e ideais para curtir em família e a melhor localização para hospedagem. A praia ganhou esse nome por ser uma área que se ergue sobre o mar e está coberta de palmeiras.

Por fim, Jatiúca é o local mais badalado de Maceió à noite. Não é para menos. O bairro tem uma vasta oferta de restaurantes e bares com diversos tipos de cozinha. Visitar o bairro é receita certa para comer bem!

  • O Centro Histórico de Maceió

Além das praias, outra grande atração para os visitantes é a parte histórica da cidade. Um passeio a pé no Centro Histórico e no bairro do Jaraguá é perfeito para conhecer mais sobre a história da região e fazer belos registros fotográficos.

Alguns dos prédios que você encontrará por lá são o Museu Theo Brandão, que expõe a história do povo nordestino, o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, que possui quadros de Tarsila do Amaral e ainda a Catedral Metropolitana de Maceió que foi construída em 1859 e segue conservada até os dias atuais.

Para completar o passeio pelo centro, o Mercado de Artesanato conta com 250 lojas de artesãos locais com produtos típicos da região. É o local perfeito para garantir a lembrança da viagem.

  • A gastronomia da cidade

o que fazer em maceióA culinária alagoana é um verdadeiro deleite! Saborosíssima e bastante diversificada, não faltam opções de locais para comer bem em Maceió.

Na praia de Jatiúca está o Bodega do Sertão onde é possível experimentar pratos típicos como munguzá, cuscuz de milho, macaxeira com carne de sol e muito mais.

Restaurantes Premiados

Já no Sur Arte Gastronômica, premiado como um dos melhores do Brasil pelo Guia 4 Rodas, a experiência fica pela mistura de ingredientes locais, principalmente frutos do mar, com a cozinha contemporânea.

Cozinha Francesa

Outro restaurante que mistura sabores locais com os tons da cozinha francesa é o Espaço Gourmet Vera Moreira. O espaço funciona sob o comando do premiado chef Jonatas Moreira, formado pelo Institut Paul Bocuse.

Frutos do Mar

Há ainda o Polo Gastronômico da Massagueira, na Lagoa de Manguaba, é considerado o maior do nordeste! O local é parada obrigatória para quem gosta de frutos do mar. Os restaurantes rústicos e aconchegantes servem o melhor da culinária alagoana e dos doces caseiros regionais.

Culinária Peruana e Food Trucks

Além da culinária mais regional, é possível experimentar pratos da cozinha peruana no Wanchako, curtir muitos parques com food trucks ou conhecer o The Black Beef, um fast food de hambúrgueres artesanais tipicamente alagoano que hoje possui 30 pontos espalhados dentro e fora no Brasil.

Culinária Italiana

Para quem é menos aventureiro no paladar, o Massarella, no bairro de Jatiúca, é uma típica cantina italiana que encanta a todos que visitam com suas pizzas e massas.

E o que fazer próximo de Maceió?

A capital alagoana é o ponto de partida para diversos passeios. Existem muitos vilarejos e praias próximas a Maceió que você pode conhecer em um dia. Listamos alguns desse passeios que são imperdíveis!

  • Praia do Francês: Uma beleza arrebatadora

Apontada como uma das melhores da região, esta praia fica no município de Marechal Deodoro, que fica pouco mais de 27 km distante de Maceió, apenas 30 minutos de carro! Ela é conhecida por sua extrema beleza: areia branca e fofa, mar azul e muitos coqueiros são o convite ideal para o visitante se deixar levar por um dia de contemplação e descanso.

Mas quem gosta de contemplar a natureza, pode fazer um passeio às piscinas naturais e praticar mergulho com snorkel para observar a vida marinha.

A praia recebe esse nome porque os franceses aportaram nessa região poucos anos após o descobrimento do Brasil e a usaram como rota para a exploração do Pau-Brasil que era contrabandeado para Europa. Quase um século depois, em 1610, os portugueses descobriram essa atividade ilegal e deu fim ao esquema. 

  • Marechal Deodoro : Uma rota cultural a 30 minutos da capital

o que fazer em maceióO município não guarda apenas praias belíssimas, lá também é a terra onde nasceu o proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca.

A cidade foi a primeira capital do estado de Alagoas e por isso existem muitos prédios históricos por lá, inclusive o Paço Imperial que recebeu a visita de D.Pedro II em 1859.

Para quem gosta de conhecer a história brasileira, uma visita ao Museu Marechal Deodoro da Fonseca é imprescindível.

  • Passeio das Nove Ilhas: simplesmente inesquecível

Apenas 10 minutos do centro de Maceió, no Pontal da Barra, partem os barcos para esse que é um dos passeios mais procurados da região. Ele dura em torno de quatro horas. As escunas partem para a Lagoa Mundaú que possui mais de 27 km de extensão e abriga as nove ilhas que dão nome ao roteiro.

Durante o passeio os guias vão explicando a história de cada ilhota. Em tempos de maré baixa você é presenteado com uma cena inesquecível: o encontro da lagoa com o mar!

A maioria das ilhas é deserta. Em uma delas moram apenas três pessoas! Mas na Ilha do Carlito há toda a estrutura para os visitantes como restaurantes, banheiros e espaço de sobra para aproveitar a lagoa.

  • Barra de São Miguel: o balneário alagoano

Esta pequena cidade, a 30 km de Maceió, é um dos balneários favoritos dos alagoanos. Durante a maré baixa as piscinas naturais aparecem e na maré alta as ondas são perfeitas para quem gosta de praticar esportes radicais e, por isso, é palco para diversas competições de surf.

A praia possui muitos bares e restaurantes que ficam repletos de visitantes aos fins de semana. Quem quiser curtir a praia mais deserta, pode seguir pela areia para a parte mais residencial da praia.

  • Praia do Gunga: um mar de coqueiros

Em Barra de São Miguel partem os passeios para uma das praias mais exuberantes do estado de Alagoas!

Localizada na área de uma fazenda de coco, a praia do Gunga é um cenário perfeito para relaxar e tirar ótimas fotos para o Instagram! A areia fina e fofa é perfeita para quem quer tomar banho de sol e o verde dos coqueiros torna a praia um refúgio do mundo lá fora.

A praia é extensa e possui alguns trechos mais agitados e outros de pura paz. Você pode ainda aproveitar para fazer um passeio de bugue pelas falésias da região. o visual é estonteante. Antes de sair para o passeio, nossa dica é já deixar o almoço encomendado em um dos restaurantes.

Como a maioria faz o peixe assado e isso demanda tempo, você pode sair para o passeio e na volta já estará tudo pronto.

Os mais ousados podem praticar diversos esportes na praia do Gunga como paraglider, ultraleve, flyboard ou mesmo o bom e velho banana boat. Por fim, o Mirante do Gunga tem uma vista do mar de coqueiros que desemboca na praia que nunca mais vai sair da sua memória.

Onde ficar em Maceió?

Escolher onde se hospedar na cidade dependerá muito do tipo de viajante que você é. Há quem goste de ficar próximo do burburinho da vida noturna e os que preferem dormir com a janela aberta sentindo a brisa do mar.

Maceió tem uma excelente rede hoteleira e ótima estrutura para receber seus visitantes. Quem busca mais tranquilidade ou pretende viajar em família pode se hospedar na Ponta Verde, onde a praia é mais tranquila e por estar entre a Pajuçara e a Jatiúca, você curte a melhor localização e está pertinho da agitação noturna e do burburinho da Pajuçara.

o que fazer em maceió
A beleza e tranquilidade da Ponta Verde

Essa é a melhor região da cidade para dormir ouvindo o barulho do mar e ter as melhores vistas ao acordar.

O mar de Jatiúca tem ondas mais fortes e é mais procurada pelos surfistas. Também é onde a vida noturna é mais agitada e isso pode atrapalhar um pouco o descanso no fim do dia. Se você está em busca de descanso e sossego, essa não é a melhor região para se hospedar.

Por fim, Pajuçara é o bairro mais próximo a Feira de Artesanato e por isso, o mais movimentado também. Geralmente é o bairro mais procurado pelos mochileiros, já que a oferta de hostels e pousadas mais econômicas ficam nessa região.

Se você nos perguntar qual das três é a ideal, nosso voto, é claro, vai para Ponta Verde! Como o bairro fica no meio de Pajuçara e Jatiúca é possível unir a tranquilidade com a facilidade de acesso à agitação noturna e ao burburinhos dos bairros vizinhos! É a localização perfeita.

Quais os melhores roteiros?

Para indicar a você o que fazer em Maceió, separamos dois roteiros simples. Pensamos os dois para que você possa aproveitar a região mesmo com pouco tempo de viagem e saber, de uma vez por todas, o que fazer em Maceió!

  • Roteiro de Final de Semana

No primeiro dia nosso conselho é conhecer a cidade! Para isso você pode fazer o City Tour que percorre o Centro Histórico e as principais construções e museus. O ideal é que você faça isso no sábado, já que as principais atrações históricas não abrem aos domingos. Após o passeio nada melhor que um tour gastronômico e boêmio pela cidade.

Para o almoço a pedida é o Carne de Sol do Picuí e a noite pede o Bar de Praia, também conhecido como Lopana. O local é o mais famoso à beira mar com excelente cartela de drinks e ambiente sempre animado.

Como a viagem é curta, ao invés de passar muito tempo em apenas uma praia, você pode fazer um passeio estratégico para conhecer várias e no futuro voltar para conhecer melhor as suas favoritas.

Para isso, você pode aproveitar no primeiro dia a praia e a piscina natural de Pajuçara, a praia de Jatiúca e a Praia de Ponta Verde.

As lindas piscinas naturais de Maceió
  • Roteiro de 7 dias

Para quem tiver mais tempo na cidade, além do nosso roteiro do fim de semana pode ainda passar em Marechal Deodoro e aproveitar o embalo para ir até a Praia do Francês.

No dia seguinte a pedida é seguir para a Barra de São Miguel e pegar uma escuna até a Praia do Gunga. Depois de uma noite em um dos muitos restaurantes da cidade, o dia seguinte pode ser dedicado a conhecer a paradisíaca e ainda pouco explorada São Miguel dos Milagres. O melhor é ficar hospedado por lá pelo menos 2 dias para poder apreciar o céu mais lindo e estrelado que você verá à noite! 

o que fazer em maceióE no último dia, para encerrar com chave de ouro, nossa sugestão é seguir de São Miguel dos Milagres para a famosa Praia de Maragogi, que também fica ao norte do estado, cerca de uma hora e meia de carro de São Miguel dos Milagres.

Maragogi tem um cenário exuberante e, por isso, é conhecida como o Caribe brasileiro. Imperdível! É o local perfeito para encerrar a semana.

Viu o que fazer em Maceió? Compartilhe essas dicas sobre o que fazer em Maceió com seus amigos! Esperamos por você em breve!

Facebook Comments

Postagens relacionadas

logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações