O Francês é uma das praias mais completas em termos de infraestrutura e gastronomia em todo litoral de Alagoas. Mais do que isso: estrategicamente posicionada, ao lado de Maceió e porta de entrada para os principais destinos do sul, tem roteiro para 4 dias, para 7 dias… Aqui falaremos sobre um recorte específico dessa história: as experiências que você pode viver na Praia do Francês!

Coisa para fazer é o que não falta! Montamos, justamente por isso, um guia completo, para que você possa planejar sua vinda para cá com mais segurança e assertividade. Ele te dá um panorama completo sobre o destino. Não deixe de conferir.

Agora é a hora de falar sobre passeios, sobre experiências! O que você pode viver por aquelas águas e colocar na sua bagagem de volta para casa! Mas para isso, primeiro, precisamos entender como é a Praia do Francês, de fato, e como sua formação geográfica possibilita a prática de esportes e atividades ao ar livre. 

Saca só!

Praia do Francês – diferentes versões de praia em uma única só

O Francês, assim como praticamente todas as praias de Alagoas, sofre com as alterações da tábua de marés. De como a maré reage dia após dia. E de como sua experiência influi dependendo dela. 

Basicamente, a maré funciona por meio da atração gravitacional das massas. Temos a massa da Lua atraindo a massa de água da Terra. Isso é uma conta que vai se alterando todos os dias. Você tem dois períodos de maré cheia e dois períodos de maré baixa. 

Além disso, a Praia do Francês tem uma barreira de corais ao longo da maior parte de sua extensão, o que a protege do mar aberto. Mesmo quando a maré avança, ela sempre esbarra nessa formação rochosa, o que facilita pegar uma praia mais calma.

O Francês seco é um azul-esverdeado, que contrasta com a barreira de corais, com o branco da areia e com o verde dos coqueirais, que é brincadeira. É uma piscina natural. É uma delícia tomar banho no Francês. Água calma, translúcida.

Experiências que você pode viver na Praia do Francês
Praia do Francês é daquelas que é fácil de pegar em um dia inspirado e arrebatador. (Crédito: Kaio Fragoso)

Agrada todo mundo. Agrada quem gosta de uma praia sequinha, para ficar tomando banho naquele rasinho parado, e agrada quem gosta de tomar banho em águas mais profundas – até chegar na barreira de corais há um declive considerável, mesmo com a maré nos seus dias com volumes mais baixos.

Dá para nadar, mergulhar, boiar, sentar com a água no meio do corpo. Realmente uma praia completa. O Francês cheio já fica mais agitado, mas como foi dito, pela proteção da barreira de corais, ainda assim o volume de água que atinge a costa é diluído se comparado a outras praias características de mar aberto.

Tem um outro ponto muito importante: é uma enseada realmente grande. Essa barreira, que protege a invasão do mar e forma a parte mais calma para tomar banho, acaba e abre espaço para um outro formato de praia que é igualmente, ou até mais, característico do Francês. A praia de surfe. 

Experiências que você pode viver na Praia do Francês
Extensão do Francês até a parte em que a praia fica aberta para ondas o ano inteiro. (Crédito: Kanoa)

Experiências que você pode viver na Praia do Francês

Diante desse caldeirão de possibilidades, a Praia do Francês entrega um combo perfeito para aqueles que estão em família ou amigos. Para quem quer mais sossego ou para quem está procurando mais agito. 

Confira as experiências que você pode viver na Praia do Francês!

Esportes

O Francês é uma praia que chama pelo esporte. Nas areias e nas águas. Praticar esporte precisa de estímulos – e nada melhor do que ter uma enseada completa e paradisíaca para atender a prática dos mais diversos deles. Você tem uma grande faixa de areia e todas as características de praia já descritas: uma formação rochosa que cria um grande trecho de mar calmo e outra parte de mar aberto, propício para o surf.

Você encontrará como praticar as opções citadas abaixo na Vila dos Pescadores ou pelas redondezas da orla do Francês, mas não se preocupe, que todo o contingente de funcionários do Hotel Ponta Verde Praia do Francês pode te assessorar

Falaremos disso mais a frente!

Surfe

Experiências que você pode viver na Praia do Francês
Tubular característico de ondas rápidas e intensas do Francês. (Crédito: Ponta Verde)

Uma coisa que precisa ser dita sobre a Praia do Francês é que tem onda o ano inteiro. Inclusive, esse é um fator que torna o destino conhecido por todo o país. Enquanto muitas praias de surfe dependem de temporada, no Francês é consistência o ano inteiro. São ondas mais curtas, mas um surf bem físico e dinâmico, atraindo surfistas de circuito mundial e do país inteiro. Se você não surfa e tem interesse em praticar o esporte no Francês, não se preocupe, que lá tem toda a infraestrutura necessária de aulas para te ensinar.

Kite Surf

Experiências que você pode viver na Praia do Francês
KiteSurf nas águas impressionantes da Praia do Francês. (Crédito: Ponta Verde)

É característica litorânea, mas aqui em Alagoas, mesmo com águas paradas, venta muito. Cenário perfeito para a prática de Kite Surf. Para a galera do skate, é como andar em um terreno totalmente liso. Águas que te permitem flutuar e fluir pelo percurso que o vento direcionar. Ainda mais quando você está envolto a um cenário paradisíaco. Tons azuis-esverdeados em uma imensidão tranquila.

Caiaque e Stand-up Paddle

Experiências que você pode viver na Praia do Francês
Stand-up Paddle nas águas calmas e cristalinas da Praia do Francês. (Crédito: Kaio Fragoso)

Com todo esse cenário descrito, vale a pena adentrar no mar lisinho, sem ondas, para remar e ver tudo sob uma outra perspectiva. Alugue um stand-up paddle e navegue tranquilo pelas águas do Francês. Veja sua profundidade e enxergue o quão translúcida é. O ideal é praticar em maré seca, quando não oferece nenhuma aventura e você pode se jogar na imensidão de suas piscinas.

duas mulheres andando de caiaque na praia do francês
Caiaque com fundo transparente nas águas calmas do Francês. (Crédito: Ponta Verde)

Se a sua praia não é o stand-up e você quer fazer esse tipo de exercício a dois, o caiaque é uma ótima pedida. Com fundo transparente, você pode não só dar uma bela remada pela extensa enseada do Francês, em uma experiência que exige um mergulho logo em seguida, como enxergar tudo que acontece lá embaixo ao longo do trajeto. É um espetáculo, pegando em um belo dia de sol. A luz que irradia e colore as águas do Francês é inesquecível.

Frescobol e Altinha

duas mulheres jogando frescobol na areia da praia do francês
Frescobol nas areias fofas da parte do surf. (Crédito: Kaio Fragoso)

Saindo das águas e aproveitando também a extensão de faixa de areia do Francês, você tem o clima perfeito para jogar frescobol. Aqui, principalmente, na parte do surf. Cercada por coqueiros, tem espaço de sobra para jogar e se esbaldar. Ainda mais em fim de tarde, quando o clima fica mais ameno e você vê o sol caindo por detrás do coqueiral. É lindo demais. É a parte mais inóspita da Praia do Francês. Tem um charme diferente.

pessoas jogando futebol na areia da praia ao entardecer
Altinha no cair da tarde da Praia do Francês. (Crédito: Nara Almeida)

Altinha entra na mesma jogada que o frescobol. E talvez essa foto resume o sentimento que é passar algumas horinhas ali se divertindo. Não tem tempo ruim. É se reunir com os amigos, pegar uma bola e não ver o tempo passar. Quando acabar a luz do dia, acaba o jogo. Enquanto isso, pura diversão. Rodada que tem duas bolas no alto, rodada que tem trinta. Uma concentração dentro da descontração, que só uma altinha na praia pode proporcionar.

Beach Tennis

foto de quadra de beach tennis na praia do francês
Quadras de beach tennis à beira-mar, na orla da Praia do Francês. (Crédito: Lucas Bicudo)

As quadras de beach tennis ficam na orla da Praia do Francês – e com essa vista privilegiada para o mar. É uma estrutura completa para a prática do esporte. Você pode levar seus equipamentos e usufruir das quadras, pode alugar os equipamentos e jogar, ou se não sabe nada sobre beach tennis e quer aprender, existem aulas e professores que podem te ensinar. De novo, tudo isso, com essa vista privilegiada para o mar. Ainda mais quando a maré está que nem a da foto: sequinha, com toda a barreira de corais à mostra.

Passeios

Além das experiências que envolvem alguma prática esportiva, na Praia do Francês você encontrará também algumas boas opções de passeios. Daquelas coisas de ficar com as pernas para o ar e apenas desfrutar. Ou se aventurar pela vida marinha do Francês, mergulhando com snorkel e cilindro. São várias as possibilidades. 

Você encontrará como praticar as opções citadas abaixo na Vila dos Pescadores ou pelas redondezas da orla do Francês, mas não se preocupe, que todo o contingente de funcionários do Hotel Ponta Verde Praia do Francês pode te assessorar. 

Falaremos disso mais a frente!

À bordo das jangadas

jangadas com velas coloridas navegando sobre o mar
Jangadas desfilando pela passarela do Francês. (Crédito: Kanoa)

O passeio de jangada é obrigatório. É uma delícia navegar com vento na cara e pés na água, sob o comando de algumas das pessoas que mais conhecem aquelas águas. Os jangadeiros são um símbolo de orgulho e brio para o povo alagoano. Seu João, por exemplo, coloca sua embarcação na água com sua cachorra à bordo. É um charme o passeio com ele e a fiel escudeira. Uma maneira mais rústica, à vela, de se navegar, e novamente, desfilar pelas águas calmas do Francês.

Aulas de Mergulho com Cilindro e Snorkel

pessoa mergulhando com cilindro no mar próximo a peixes coloridos
Mergulho com cilindro nos arrecifes da Praia do Francês. (Crédito: Ponta Verde)

Mergulho é uma experiência de descobertas. Em um primeiro momento pode parecer assustadora, porque você adentra em um reino que não é seu, onde as regras de sobrevivência não são as suas, mas a partir do momento que você climatiza, que você ritmiza a respiração e que você passa a se entender como objeto daquela superfície que sofre o peso da gravidade de um jeito diferente, passa a ser tudo incrível. E as profundezas do Francês são incríveis. Peixes dos mais diversos, arrecifes, formações rochosas. Você vai se surpreender.

mulher mergulhando com snorkel próxima a peixes coloridos
Mergulho com snorkel, entre peixes, na translúcida Praia do Francês. (Crédito: Kaio Fragoso)

Do mesmo jeito, você não precisa ir tão fundo para enxergar a vida marinha da Praia do Francês. O mergulho com snorkel já te entrega uma vista panorâmica do que existe por debaixo da superfície, já que, como foi dito, quando a maré está baixa, a água é praticamente cristalina. Com mais liberdade para nadar e flutuar, você consegue navegar entre cardumes e enxergar os corais mais altos, que quando a luz bate, reflete e dá um show de contrastes.

Catamarã e Lanchas

foto aérea do mar da praia do francês
Na grande avenida calma do mar do Francês, catamarãs e lanchas ficam atracadas para a saída dos passeios. (Crédito: Kaio Fragoso)

Você pode alugar uma lancha ou fazer um passeio de catamarã para desbravar todos os arredores da Praia do Francês, que o conectam, por exemplo, com a Praia do Saco, outro destino irresistível. Aqui é uma oportunidade de embarcar e curtir a vastidão de água e seus tons do início do litoral sul de Alagoas.

Onde se hospedar na Praia do Francês?

foto aérea da faixa de areia da praia do francês
Vista aérea da fachada do Hotel Ponta Verde Praia do Francês. (Crédito: Kaio Fragoso) 

Estar bem localizado é prover “o algo a mais” para viajar em tranquilidade. De frente ao mar e no coração do povoado, o Hotel Ponta Verde pega essa missão e dá conta do recado. Para viver todas essas experiências, conte com todo o corpo de funcionários do hotel para lhe assessorar com o que for preciso.

Praticar exercício físico queima caloria. E bate aquela fome danada. No comando da gastronomia, Fateixa, uma homenagem aos pescadores e sua herança cultural na região, é simbolizada por uma âncora rústica e os instrumentos tradicionalmente usados nas águas da Lagoa Manguaba e do Francês. Todo o conceito do restaurante próximo ao hall honra essa tradição.

Lá você irá encontrar uma gastronomia de pescados e frutos do mar, com uma releitura bem contemporânea. Não deixe de experimentar o polvo grelhado e laqueado, com aioli, purê de batata doce e castanhas assadas. Combina bem com um Ventisquero Chardonnay. Menção honrosa também à salada Ponta Verde, um capítulo totalmente à parte.

Rabeca, uma homenagem aos músicos da região, é simbolizada pelo violino folclórico de tom mais baixo e estridente, que consagrou o já mencionado e ilustre cidadão, Nelson da Rabeca. O bar-restaurante fica bem ao lado da piscina e de frente para o mar, na cobertura do hotel. Conte com bons drinks e ótimos petiscos, como caldinho de feijão ou de frutos do mar, dadinhos de tapioca, camarão acebolado ou macaxeira frita. A dica especial fica para acompanhar qualquer um desses quitutes com um belo de um Cabriz, rosé português que entrega o frescor que a circunstância exige.

Nada melhor que viver tudo isso e ter à sua disposição essa infraestrutura para melhor lhe atender, certo? 

Não termina por aí. Não é só sobre queimar calorias e se alimentar para colocar energia para dentro. Você precisa ter uma acomodação à altura, que te dê condições perfeitas para descansar após um dia no sol.

As características janelas de madeira, abertas todos os dias pelas ruas de Marechal, são referências para todo o conceito arquitetônico do Hotel, refletindo a tradição do casario secular do centro histórico local. 

Todo o projeto do Ponta Verde honra a história de seu berço. Nos apartamentos voltados para o mar, as paredes e móveis são na cor branca, em alusão à areia de sua encosta. O objetivo, para além de homenagear o que é visto no privilegiado horizonte, também é atrair e reter melhor a iluminação natural. 

Nos cômodos com vista para a vila, ou seja, aqueles que estão voltados para a direção de onde está a Lagoa Manguaba, as paredes possuem tons mais escuros, da cor da areia da lagoa. Estes recebem ainda móveis em textura amadeirada, remissiva aos barcos que navegam em suas águas.

Você pode ficar nos apartamentos Frente Mar e Vila, que funcionam de hospedagem de entrada. As coisas vão evoluindo a partir do Garden Premium, que possui condições especiais para acessibilidade, e termina lá pelas Suítes Premium e dos Marechais, com uma jacuzzi em um deck com vista para o mar do Francês. 

O valor das diárias está sujeito a alterações conforme o período do ano. Sempre é válido checar antes de fechar sua reserva.

Caso tenha interesse em saber mais sobre as instalações e condições de reserva do Hotel Ponta Verde Praia do Francês, é só clicar aqui!

Facebook Comments

Postagens relacionadas


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/bf/03/hotelpontaverde2/public_html/blog/wp-content/themes/resulttado/template-parts/component/content-carrocel-instagram.php on line 1
logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações