Sabia que a Casa de Marechal Deodoro é um dos principais pontos turísticos de Alagoas?
Pois o local abrigou o proclamador e primeiro presidente da República até os seus 16 anos. Devido à sua importância histórica, certamente não deve ficar de fora do roteiro de todo turista que deseja conhecer um pouco mais da história e cultura nacional.
E sabe o melhor? Ela fica pertinho da famosa Praia do Francês, na cidade de Marechal Deodoro. No post de hoje, contamos, de fato, tudo o que você precisa saber para conhecer o local!
Vamos lá?
História da Casa Museu Marechal Deodoro
A Casa de Marechal Deodoro está localizada no pequeno município de Marechal Deodoro, a pouco mais de 30 km de Maceió (Meia Hora de Carro).
A cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico, pois possui um valor arquitetônico muito rico, além de conter a primeira residência do proclamador da República.
O local foi construído em beiral de telha em biqueira, com acabamento de telha dupla. Possui quatro janelas e uma porta central. Entretanto, sua fachada original é mantida até os dias de hoje.
Em 1983, foi restaurado e transformado em museu, após passar por uma rigorosa avaliação que apontou um grave processo de degradação.
A Casa Museu é dividida em dois andares. No primeiro, estão expostos fotografias, o brasão da família de Deodoro, busto, camas e armários em perfeito estado de conservação, além de bandeiras, louças e utensílios domésticos.
O segundo piso, o qual tem acesso por escadas, contém as condecorações do Marechal e seus objetos pessoais. O espaço também recebeu um importante acervo vindo do Rio de Janeiro.
Importância da Casa de Marechal Deodoro
Certamente, a importância histórica da Casa de Marechal Deodoro é enorme. Isso porque ela serviu de abrigo para o casal, Manoel Mendes da Fonseca e Rosa da Fonseca, além de nove dos seus dez filhos.
Como sabemos, lá viveu um dos mais importantes brasileiros de toda a História, o Marechal Deodoro da Fonseca, símbolo maior do município onde a residência está localizada.
O que saber antes de visitar?
Para chegar até a Casa Museu Marechal Deodoro, é possível contar com o transporte público de Ponta Verde. Os ônibus, da linha Marechal Deodoro via Francês, saem da Praça da Faculdade.
A viagem do centro até o município dura em torno de uma hora. A casa abre de domingo a domingo, das 8h às 14h.
Você também pode ir de carro ou contar com o serviço de translado do hotel em que for se hospedar!
Sobre o Município de Marechal Deodoro
Marechal Deodoro é a antiga capital do Alagoas. A cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 2006 e, por isso, é considerada uma das cidades mais importantes do Estado.
A região, muito bem conservada tanto em relação à História quanto à religião, reúne um conjunto colonial formado por sobrados, igrejas e casas coloridas do século XVIII.
Além da Casa de Marechal Deodoro, é possível visitar outras atrações imperdíveis, como o Convento de São Francisco, o Museu de Arte Sacra, o Palácio Provinciano e as igrejas de Santa Maria Madalena, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Amparo.
Rendeiras
Mas não é só de construções históricas que o município é feito. Lá, os turistas também podem conhecer as rendeiras de Marechal Deodoro.
As delicadas peças podem ser encontradas no Mercado das Rendas e Bordados. Apesar do nome, o local abriga outras opções de artesanato. Nos stands, é possível encontrar também roupas, acessórios, objetos decorativos e bijuterias.
Vila de Pescadores
Há também a vila de pescadores de Massagueira, na qual está situada a Associação das Doceiras. No local ficam à disposição dos visitantes aproximadamente 30 barraquinhas que oferecem guloseimas preparadas de forma artesanal. As cocadas aparecem em versões originais e inusitadas, como as de jaca e goiaba.
Praia do Francês
Marechal Deodoro também tem belezas naturais ímpares, como a famosa Praia do Francês, que é protegida por recifes, os quais tornam as águas esverdeadas muito calmas. A praia vizinha, Saco da Pedra, tem como destaque as paisagens desertas e os belos coqueirais.
Mas, como você pôde ver, o município é uma atração à parte para quem visita o estado de Alagoas.
Além da Casa de Marechal Deodoro, há outros pontos turísticos que, além de belos, ilustram de forma significativa a História do Brasil.
Nosso artigo foi útil para você? Pretende visitar a região em breve? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Então comente aqui para compartilharmos experiências!
Facebook Comments