Escrito por:
Alexandre

Quem nos visita fica sempre surpreso com a variedade de passeios em Maceió para fazer! Geralmente os viajantes sabem sobre as piscinas naturais e as praias de areia branca e mar azul.

Porém, Maceió reserva muitas outras surpresas que o grande público nem sempre tem acesso quando está pesquisando sobre o que curtir na região. E nós queremos mudar isso!

Hoje separamos 10 dicas de passeios incríveis que estão fora do circuito mais famoso de Maceió. Para facilitar a sua organização, separamos cada um por região. 

E tem opção para todos os gostos, desde passeios mais ligados à natureza, até aqueles que vão te contar mais sobre a história do Brasil! Vamos lá?

Os passeios do Litoral Sul

1. Sossego e lindas paisagens nas Dunas de Marapé

Em Jequiá da Praia, a 60 km distante de Maceió, no litoral sul alagoano, está essa que é considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil. E não é para menos!

A mata nativa e o encontro do Rio Jequiá com o mar são o grande atrativo de lá. Quem quer curtir um dia de descanso longe das praias mais movimentadas da cidade, pode escolher as Dunas de Marapé sem medo.

Como só é possível alcançar a praia de barco, o local é mais sossegado e reservado. Além disso, a região é riquíssima em vida marinha com muitos peixes e crustáceos, o que torna Dunas de Marapé não só bela, como um lugar para comer bem! Imperdível.

2. O surpreendente ecoturismo na Reserva da Palatéia

passeios em maceióEm meio à Mata Atlântica, na Barra de São Miguel, está a Reserva da Palatéia. São 748 hectares de mangue que se escondem nessa região, que são casa de indígenas e pescadores remanescentes dos quilombolas que sobrevivem da aquacultura.

É neste pequeno paraíso isolado que a extração de sururu, Patrimônio Imaterial de Alagoas, é feita. Também é de lá que se extrai o massunim, um marisco que só existe em águas formadas pelo encontro do mar com a água doce de rios e lagoas.

Além dessas duas iguarias, a Reserva da Palatéia é a maior produtora de ostras da região. Durante o passeio os visitantes podem colher suas próprias ostras e degustá-las no fim do dia com um bom espumante.

Este é um passeio perfeito para quem quer entrar em contato com uma parte do Brasil que quase ninguém vê. Durante a visita é possível conhecer a casa de cultural local, conhecer a casa dos nativos e ainda realizar trilhas. Incrível, não é mesmo?

3. Muita história em Marechal Deodoro

passeios em maceióEste vilarejo é a terra natal do nosso primeiro presidente: Marechal Deodoro da Fonseca. A cidade foi fundada em 1610 e segue preservada até hoje. Por isso, é possível passear entre casas e construções coloniais e imaginar como era a vida naquele tempo.

A vila fica a apenas 30 minutos de carro, saindo de Maceió. Basta pegar a Avenida Assis Chateaubriand e seguir pela rodovia Edval Lemos.

Quem pretende viajar com crianças é uma ótima forma de conhecer mais sobre a história do Brasil de forma leve e descontraída. O Museu Marechal Deodoro possui um excelente acervo de documentos e memórias com 43 itens originais, de uso pessoal do Marechal!

Também vale a pena conhecer o Museu de Arte Sacra, a Igreja de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Madalena.

Os passeios em Maceió

4. A memória preservada no Museu da Imagem e do Som

O MISA, que já completa 37 anos, foi criado para preservar a história e cultura do estado de Alagoas. Muitos visitantes permanecem apenas nas praias e não sabem que há um local como esse repleto de histórias para contar.

O acervo do museu tem a memória do estado e da cidade de Maceió registrada em fitas cassetes, fitas de vídeo, discos de vinil, filmes Super 8, livros, fotografias, rádios, máquinas fotográficas e mais. Tudo catalogado e acompanhado de informações históricas.

5. A modernidade do Centro Cultural Arte Pajuçara

O espaço, criado em 2013, é formado por um auditório (Sala José Carlos Lyra), uma Galeria de Arte, por uma sala de cinema (Sala Elinaldo Barros) e pela cafeteria Café Arte Pajuçara.

Além de exibir filme alternativos, o espaço promove palestras, eventos musicais além de promover a produção artística local através de projetos como a Mostra de Clipes Alagoanos.

A programação muda constantemente e você pode conferir tudo que está rolando por lá diretamente no site do espaço.

6. Artesanato local na Rua das Rendeiras

passeios em maceióNo coração do Pontal da Barra, uma bairro de pescadores, fica uma das ruas mais interessantes para quem quer mergulhar no artesanato local. Apesar de ser um bairro mais simples, você encontrará muitas lojas na Rua das Rendeiras.

Além de ver todas as cores espalhadas por vestidos, túnicas, panos de prato, lenços de cabeça, você ainda poderá ver as rendeiras trabalhando. Os preços das peças são atrativos e é muito fácil de chegar até lá.

Visitar a região é uma ótima forma de levar lembranças da viagem e ainda incentivar a economia local.

O bairro ainda conta com inúmeros restaurantes na beira da Lagoa Mundaú. Uma boa pedida é curtir o passeio e aproveitar para experimentar iguarias da culinária alagoana e apreciar a vista, que é de tirar o fôlego e rende belas fotos!

7. A beleza religiosa da Catedral Metropolitana de Maceió

A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres é uma pérola arquitetônica da cidade de Maceió. A fachada da catedral segue as linhas neoclássicas com o característico frontão triangular.

Além da beleza exterior, o altar-mor todo talhado em cedro dá um ar imponente e encantador ao interior.

Tombada de 1988, a catedral surpreende a todos que visitam com seus lindos afrescos e esculturas. É uma visita da qual você não vai se arrepender.

As missas acontecem de segunda a sábado, sempre às 17h. Aos domingos, é possível acompanhar a tradicional celebração religiosa às 9h e também às 17h.

8. Gastronomia de raiz no Polo de Massagueira

passeios em maceióA gastronomia alagoana é considerada excelente pela maioria dos visitantes e já hoje um dos grandes atrativos turístico de quem chega a Maceió. A oferta de restaurantes na cidade é enorme, mas quem quiser experimentar algo mais genuinamente alagoano, pode visitar o Polo Gastronômico de Massagueira.

Com vários restaurantes à beira da Lagoa de Manguaba, em uma região predominante de pescadores, é possível experimentar pratos locais com frutos do mar até iguarias com pato. Uma mais deliciosa que a outra! Como se não bastasse, o lugar é lindo e vai render ótimos cliques.

Os passeios do Litoral Norte

9. Privacidade na Praia do Carro Quebrado

passeios em maceióMais uma praia pouco conhecida pela maioria dos visitantes. Carro Quebrado fica na Barra de Santo Antônio, a pouco mais de 44 km de Maceió.

A praia carrega esse nome por causa de um casal que chegou até a praia de carro e ficou tão apaixonado pelo lugar que perdeu a noção do tempo. Quando a maré subiu, o carro ficou atolado por lá. O fusquinha é uma das atrações, e charme, da areia da praia até hoje.

A marca registrada da praia são suas grandes falésias! Durante a maré alta o mar cobre a areia quase até as falésias, mas na maré baixa, geralmente na parte da manhã, é possível fazer um passeio até as piscinas naturais.

Por ser uma área pouco visitada, não espere grandes restaurantes. Algumas barracas vendem bebidas e petiscos, mas você pode levar uma cesta de piquenique para passar o dia e curtir o fim de tarde do alto das falésias. Será praticamente um evento particular!

Para chegar até lá, o ideal é fechar um passeio direto de Maceió, ou contratar um buggy em Barra de Santo Antônio, pois o acesso até a praia não é dos mais fáceis para carros de passeio. É daí que vem o nome da praia!

10. A resistência no Quilombo dos Palmares

A história do Brasil não existiria sem o povo negro. Todos sabem sobre o Dia da Consciência Negra e festejam por ser um feriado, mas a história de Zumbi dos Palmares nem sempre está na ponta da língua.

Esse passeio faz uma imersão em União dos Palmares, berço de Zumbi, o principal líder da resistência negra à escravidão no país. O Quilombo dos Palmares foi a primeira comunidade livre formada por escravos que fugiam das fazendas.

No auge, Quilombo dos Palmares chegou a abrigar 30 mil pessoas. Zumbi vive na história da região e na mente daqueles que acreditam na igualdade de todos! Conhecer a região é não só imprescindível, mas emocionante.

Chegar até lá não é difícil. Saindo de Maceió, basta alugar um carro e seguir pela BR 316 até a cidade de Satuba e pegar a BR 104. A viagem dura cerca de 1:30h.

Gostou das nossas sugestões de passeios em Maceió? Aproveite para acompanhar o Hotel Ponta Verde no Instagram e conferir muitas outras dicas além de promoções exclusivas!

Facebook Comments

Postagens relacionadas

logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações