Localizada no litoral sul de Alagoas, a cidade de Marechal Deodoro não abriga apenas a bela Praia do Francês. O turismo histórico na cidade onde o primeiro presidente do Brasil nasceu também é forte e surpreende quem decide dar um passeio pelas ruas do município.
Quer saber mais detalhes sobre a história do lugar e o que visitar por lá? Então, continue a leitura desse post até o final e fique por dentro de tudo.
História da cidade
Marechal Deodoro surgiu em um pedaço de terra elevado entre o rio Sumaúma e a lagoa Manguaba, com o nome de Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, no século XVII. Se desenvolveu a ponto de se tornar a capital de Alagoas, em 1817.
Em 1827, nasceu em Alagoa do Sul um dos homens que marcaram a história do país: Manuel Deodoro da Fonseca. Aos 15 anos, o então jovem foi estudar na Escola Militar do Rio de Janeiro e participou de forma ativa na Guerra do Paraguai. Tornou-se marechal em 1889 e liderou a Proclamação da República, se tornando o primeiro presidente do Brasil.
Em 1939, a cidade muda de nome e passa a se chamar Marechal Deodoro em homenagem ao proclamador. Hoje, é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Passeio feito a pé
O ideal é fazer turismo histórico por Marechal Deodoro a pé. O ponto de partida indicado é o Palácio Provincial, passando por vários prédios históricos até a Ordem Terceira de São Francisco.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Segundo a prefeitura, a igreja existe desde 1777, no formato de capela. A construção atual foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário. O templo religioso, aliás, era um ponto de encontro entre escravos e ex-escravos, possuindo grande representatividade dentro da história e da religiosidade do município.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
300 metros à frente, o turista encontra a igreja que é considerada a raíz do povoado. Os primeiros registros da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datam de 1654. Na construção, que tem influência portuguesa e barroca, o primeiro governador de Alagoas foi empossado em 1819. Além disso, já em 1860, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II e sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina.
Palácio Provincial – sede da prefeitura
O Palácio Provincial está a 350 metros da Igreja Matriz. Funcionou como sede do Governo de Alagoas entre 1836 e 1839, quando a capital de Alagoas se transferiu para Maceió. Em 1860 serviu para hospedar a comitiva da família imperial e desde 1961 é sede da prefeitura do município.
Casa de Marechal Deodoro
Na mesma rua, o visitante encontra o casarão do século XVII onde o marechal Deodoro da Fonseca nasceu. Hoje, a casa é um museu aberto ao público, com um acervo de objetos da época que o proclamador da República viveu na residência.
Convento de São Francisco
O Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Madalena formam o complexo do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, um dos mais importantes do Nordeste. As construções datam do século XVII e há um acervo de objetos litúrgicos e materiais da época expostos.
Como você pode ver, o turismo histórico em Marechal Deodoro é rico em atrações que prometem te encantar. Quer conferir todo esse patrimônio? Então, faça sua reserva com tarifas especiais aqui no nosso site. E para mais dicas de passeios na região, confira outros posts do nosso blog.
Facebook Comments