Maceió é conhecida mundialmente por suas belas praias e outras belezas naturais. Mas a cidade guarda também muita história e cultura. E quem vem por aqui precisa conhecer os lugares que transmitem tudo isso.
Por isso, preparamos esse post para quem deseja fazer turismo histórico em Maceió e quer saber o que visitar. Então, continue a leitura até o fim e confira nossas dicas.
Jaraguá
Bairro histórico de Maceió, a 7 minutos de carro do Hotel Ponta Verde Maceió, o Jaraguá guarda grandes museus e espaços que respiram cultura. Confira alguns:
Museu da Imagem e do Som (MISA)
O MISA foi idealizado pelo teatrólogo Bráulio Leite Júnior e inaugurado em 3 de setembro de 1981. Conta a história de Alagoas por meio de uma acervo rico de documentos, fotos, vídeos e equipamentos eletrônicos.
Aqueles que são apaixonados por audiovisual irão se apaixonar pelos aparelhos de som antigos, aparelhos de filmagem, estúdio com discos de vinil, além de livros sobre o setor.
Para quem deseja conhecer o espaço, o MISA fica aberto à visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Museu do Comércio de Alagoas
O Museu do Comércio funciona no icônico prédio da Associação Comercial, um dos prédios símbolos de Maceió, vizinho ao MISA. Lá é possível conferir, por exemplo, móveis e utensílios de época, além de iconografia de alta resolução.
Ao mesmo tempo, é possível acompanhar a história do dinheiro no Brasil por meio de uma coleção de moedas. Além disso, há uma exposição sobre o bairro do Jaraguá, um dos primeiros de Maceió, com seus casarios e seus moradores.
O museu fica aberto de segunda a quarta das 8h às 17h, às quintas das 8h às 14h e às sextas das 9h às 17h.
Memorial à República
Construído em homenagem aos dois primeiros presidentes do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, o Memorial à República está localizado à beira-mar da praia da Avenida, portanto, também em Jaraguá.
O espaço conta com um hall com vista pro mar, parlatório e 27 mastros com as bandeiras dos estados brasileiros e do Distrito Federal. Há, ainda, uma exposição com acervo pertencente ao Museu da República, do Rio de Janeiro.
O memorial fica aberto à visitação de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo das 8h às 20h.
Centro de Maceió
O Centro de Maceió também guarda algumas jóias para quem gosta de fazer turismo histórico. Confira algumas delas.
Biblioteca Pública Graciliano Ramos
Está localizada na praça Dom Pedro II, em frente à Catedral Metropolitana e ao lado do prédio da Assembleia Legislativa do estado. Construída em 1865, o espaço conta com três pavimentos, reunindo um acervo de mais de 90 mil livros, sendo 6 mil deles de escritores alagoanos. É possível visitar de 9h às 15h, de segunda a sábado.
Museu Floriano Peixoto
Sede do governo do estado até 2006, o Palácio dos Martírios se transformou no Museu Floriano Peixoto. O prédio, de 1902, portanto, ajuda a contar a história de Alagoas e foi palco de momentos decisivos. Fica aberto de terça a sexta, das 9h às 15h.
Igrejas
O Centro de Maceió é repleto de igrejas históricas que podem ser visitadas. Além da Catedral, há a Igreja dos Martírios, em frente ao Museu Floriano Peixoto, a Igreja do Livramento e a Igreja do Rosário dos Homens Pretos.
Agora você já sabe o que visitar ao vir fazer turismo histórico em Maceió. Então, reserve agora mesmo sua hospedagem no Hotel Ponta Verde Maceió e esteja a poucos minutos dos principais pontos turísticos da capital de Alagoas.
Facebook Comments