Não tem como negar, as praias de Maceió são um dos principais atrativos da capital alagoana. E vamos combinar, não teria como ser diferente! As praias alagoanas têm paisagens tão deslumbrantes que são conhecidas como Caribe brasileiro!

Isso você provavelmente já sabe. E hoje estamos aqui para contar tudo que você não sabe! Desde como chegar em cada praia, sobre os passeios, o que fazer fora do roteiro mais tradicional, o que comer e mais.

Se você está planejando uma viagem para a capital do Alagoas, você chegou ao lugar certo! Acompanhe esse guia definitivo que fizemos com muito carinho e descubra tudo sobre as praias de Maceió e arredores! Boa leitura!

1. As diversas maravilhas do litoral alagoano

Uma das grande vantagens de viajar para Alagoas é aproveitar a proximidade entre as praias. Além de conseguir curtir bem sem precisar sair de Maceió, existem muitas localidades próximas para conhecer em um bate volta de um dia. Vamos falar com detalhes sobre isso mais a frente.

Além da beleza estonteante das praias de Maceió, a culinária de Alagoas encanta mais de 95% dos turistas que nos visitam. Com isso, a cidade já se tornou um pólo gastronômico, unindo restaurantes com chefs formados em escolas francesas até hamburguerias que hoje possuem fama mundial.

Sem contar, é claro, todas as diversas ofertas de lugares para provar nossos pratos mais tradicionais. Nossa culinária é riquíssima em diversidade de vida marinha e, por isso, é um prato cheio para quem aprecia frutos do mar!

Não bastasse ser um deleite para os olhos e para o paladar, Alagoas também é berço de muita parte da História do Brasil.

É no estado de Alagoas que fica a cidade onde nasceu o primeiro presidente do país, tivemos praias que foram usadas pelos franceses no período colonial como rota para exploração do pau-brasil e ainda somos o estado onde o principal líder da resistência negra à escravidão montou seu quilombo!

Toda essa cultura está retratada no nosso artesanato, nossa comida e na nossa hospitalidade! Visitar o litoral alagoano é uma experiência inesquecível, e não somos nós que estamos dizendo isso.

“Não me canso de ir até Maceió e pretendo voltar muito em breve. A cidade é simplesmente maravilhosa, não existe no nordeste um destino mais completo e encantador que Maceió”, disse um viajante em um site voltado para viajantes.

E outro turista confessou que “Maceió foi uma linda e agradável surpresa para nós. E tanto foi, que pretendemos voltar para lá o ano que vem”.

Agora que você já tem certeza que não vai se arrepender ao viajar para Maceió, vamos ao que interessa: as praias!

2. As praias para curtir na capital alagoana

Para começar, vamos falar sobre as que estão na cidade. As três principais praias de Maceió são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Cada uma com suas peculiaridades, todas lindíssimas!

As três praias são ótimas opções para se divertir, mas cada uma tem sua peculiaridade e vai ser mais atrativa para alguns perfis de viajantes.

Pajuçara é uma das praias procuradas para quem quer conferir as piscinas naturais. De lá saem jangadas que levam 30 minutos até as piscinas.

O calçadão da praia de Pajuçara é bem movimentado, com muitos quiosques e quadras poliesportivas. O movimento é grande durante o dia. Além das piscinas e da orla, é neste bairro que está a Feira de Artesanato da cidade com diversas peças lindas da nossa cultura!

Enquanto Pajuçara é uma boa opção para curtir durante o dia, Jatiúca é um dos points mais badalados à noite.

Já a praia da Ponta Verde é considerada uma das melhores praias no perímetro urbano e é perfeita para se hospedar. Isso porque é bem democrática, atende a todos os gostos. Localizada entre Pajuçara e Jatiúca, o mar da Ponta Verde é calmo e de azul caribenho.

O nome da praia surgiu pelos diversos coqueiros que enfeitam a região. A localização da Ponta Verde é perfeita, pois está próxima ao agito noturno de Jatiúca e também pertinho do burburinho do calçadão da Pajuçara.

Com o mar tranquilo da Ponta Verde as crianças podem brincar tranquilas, os adultos podem praticar stand up paddle e todos vão adorar dormir sossegado ouvindo o barulho do mar no fim de um dia agitado.

Em resumo, quem gosta de mais agito, pode escolher ficar mais próximo da Jatiúca. Quem quer uma orla mais movimentada e com opções de lazer como quadras e ciclovias, vai se identificar mais com Pajuçara.

Já quem quer chegar fácil a qualquer parte da cidade, só que em um canto mais paradisíaco e reservado, terá ótimos momentos na Ponta Verde.

Não importa onde você resolve se hospedar, é fácil curtir todas as três praias. A orla desde Pajuçara até a Jatiúca, passando pela Ponta Verde, tem cerca de 6 km. Ou seja, é muito rápido para se locomover de carro entre elas.

E para os que têm mais disposição, uma boa caminhada de ponta a ponta leva menos de uma hora. Prático, não é mesmo?

Se já é fácil curtir as praias de Maceió, a boa notícia que trazemos é que também não é difícil curtir muitos locais estonteantes bem próximos da capital alagoana. E é sobre eles que vamos falar agora.

3. As praias nos arredores de Maceió

Existem muitas localidades que você pode aproveitar em uma viagem bate volta no mesmo dia. Algumas podem encantar mais e fazer você querer ficar por lá o dia todo, outras você pode passar a caminho do destino final.

Então, para facilitar o seu planejamento e conhecer as praias de que se estendem pelos 230 km do litoral alagoano, separamos todas as praias que merecem sua atenção tanto no Litoral Sul, quanto no Litoral Norte.

As praias do Litoral Sul

Para chegar até as praias do litoral sul não há muito mistério. Se você estiver de carro, a via que corta praticamente todas as praias é a rodovia AL-101. Ela é uma autêntica estrada litorânea que por vários trechos corre rente ao mar.

Só o passeio pela AL-101 já é encantador. Para quem não possui carro é possível se aventurar de ônibus, ou contratar alguns passeios em agências de viagens.

  • Pontal da Barra

Localizada a menos de 10 km de Maceió, o vilarejo de Pontal da Barra ainda é um bairro onde você pode conferir o artesanato local. É em Pontal da Barra que fica a Rua das Rendeiras, famoso pela Renda Filé.

No Pontal há diversos tipos de artesanatos, inclusive mais em conta do que em Maceió! A região também conta com vários restaurantes a beira da lagoa Mundaú, onde se pode comer a autêntica culinária alagoana. A maioria possui um deck de madeira para que as pessoas tirem fotos e apreciem o pôr do sol.

  • Praia do Francês

A 30 minutos de carro de Maceió, esta praia foi usada pelos franceses para a exploração do pau brasil, por isso o nome. Hoje é um dos lugares mais bonitos e badalados do estado que recebe turistas ao longo de todo ano.

O mar azul-turquesa e a extensa faixa de areia são o cenário perfeito para curtir um dia de sol. O trecho da praia protegido pela barreira de corais é o mais calmo para tomar banho. Por fim, a oferta de bares e restaurantes é diversificada e de ótima qualidade.

  • Barra de São Miguel

Há 10km da Praia do Francês – e a 40km de Maceió, está a praia da Barra de São Miguel, local de águas claras e perfeito para descansar. Durante a maré baixa a praia se torna praticamente uma piscina que é extremamente convidativa.

Entretanto, aos fins de semana muitas barracas e espreguiçadeiras ocupam o pequeno pedaço de areia. Quem busca mais privacidade e tranquilidade, pode visitar a praia durante os dias de semana que terá mais espaço livre para curtir.

A Barra de São Miguel também conta com ótimas opções de restaurantes para o seu pós praia, destaque para o Praêro Beach Club.

  • Praia do Gunga

Repleta de coqueiros, a Praia do Gunga é um local bastante procurado por turistas, que aproveitam o dia inteiro curtindo as atrações. É possível chegar de carro, pela AL 101 Sul. Mas se você quiser fazer diferente, pode chegar até a Praia do Gunga de lanchinha, pela Barra de São Miguel e curtir a paisagem!

A praia do Gunga também possui estonteantes falésias. Uma sugestão é deixar o almoço encomendado em alguma das barraquinhas e seguir até elas assim que você chegar.

Para encontrá-las, basta contratar um passeio de buggy ou quadriciclo. Alguns trechos têm ondas bem fortes e são procurados pelos surfistas, mas existem partes em que o mar é muito calmo.

Quem quiser pode ainda pegar uma lancha e ir até os arrecifes fazer mergulho com snorkel! Um dia na Praia do Gunga é um dia inesquecível.

As praias do Litoral Norte

Usar Maceió como base para bate voltas é uma opção viável, apesar de ser cansativo. Algumas praias merecem que você fique mais tempo por lá para aproveitá-las melhor. E a maioria dessas praias está no litoral Norte.

  • Ipioca

Esta é mais uma praia para um bom bate volta. Apenas 24 km distante de Maceió, Ipioca é um lugar onde o contraste do azul do céu, com o verde do mar e o branco da areia chama muita atenção.

A orla é extensa e no geral o mar é um pouco agitado, com partes mais calmas onde dá para mergulhar de snorkel. Ipioca tem frequência maior aos fins de semana e um dos grandes atrativos para os turistas é o Hibiscus Beach Club.

  • Carro Quebrado

O nome da praia é um alerta! Não tente chegar lá sozinho de carro de passeio. Por ser uma praia com acesso mais difícil (daí o nome), o melhor é contratar um buggy na região de Barra de Santo Antônio para levá-lo até lá.

Você também pode fechar o passeio desde Maceió com uma agência de viagens. Na Pajuçara existem algumas agências que fazem esse roteiro.

A vantagem de ser um local de difícil acesso é que a praia é praticamente deserta! As falésias são o cenário perfeito para assistir a um lindíssimo pôr do sol! Outra atração do local que rende ótimas fotos é o fusca quebrado que fica nas areias da praia.

  • São Miguel dos Milagres

A pouco mais de 93 km de Maceió pela AL-101, São Miguel dos Milagres é um paraíso que merece alguns dias de atenção. A região possui enorme beleza, com grandes faixas de areia na maré baixa e passeios até piscinas naturais.

Em Porto da Rua, uma pequena vila de pescadores da região, partem as jangadas para as piscinas naturais da Praia do Toque onde é possível observar os corais e peixes.

Quem se hospedar pela região vai se encantar! É em Milagres que tem o chamado turismo de charme, com pousadas exclusivas e serviço diferenciado. Durante a noite é possível ver os diversos pontos de luz das lanternas dos pescadores sob o céu mais estrelado que você verá em Alagoas.

Quem se hospeda em Milagres também pode conferir a Praia do Patacho, uma das mais bem conservadas e intocados de Alagoas, por ter acesso mais difícil. Algumas pousadas de luxo se encontram nesse pequeno canto isolado da correria do dia a dia.

Para finalizar, é em Milagres que acontece um dos melhores réveillons do Brasil – O Réveillon dos Milagres.

  • Japaratinga

Este paraíso de areia fina é a vizinha menos conhecida da badalada Maragogi. Perfeito para quem busca mais tranquilidade. Os coqueiros, o mar verde esmeralda e as piscinas naturais são só alguns dos encantos do local.

Quem gosta de caminhar, pode sair da praia de Bitingui, almoçar em algum dos restaurantes na areia da Barreiras do Boqueirão e seguir para ver o pôr do sol em Pontal, onde o mar encontra o rio Manguaba.

O passeio é uma delícia, passando por vários trechos praticamente desertos de praia bem como mirantes que vão ajudar a garantir as melhores fotos da viagem!

  • Maragogi

Esse é um dos lugares mais procurado pelos viajantes. Por quê? Bem, é impossível ficar indiferente às belezas naturais de Maragogi. É apaixonante. Tanto que quem conhece chama de Caribe brasileiro!

Um dos passeios mais conhecido da região é o das galés. Por causa das águas transparentes é possível observar toda a vida marinha da região. É encantador, e quem diz isso são os próprios visitantes: “Lugar mais incrível que eu já conheci na vida! Me emocionei com a beleza do lugar!”

Além das galés, ainda é possível curtir praias paradisíacas como a Praia de Antunes, a Praia Ponta de Mangue com uma extensa faixa e lindos coqueiros, a Praia Xaréu onde o mar encontra com o rio e tem água morninha, e ainda a Praia de Peroba.

Maragogi está a 125 km de distância de Maceió. Quem quiser aproveitar bem todas as praias e passeios da região, pode se programar para hospedar-se por lá.

4. Melhor época para curtir as praias de Maceió

A capital de Alagoas pode ser aproveitada durante qualquer época do ano, pois mesmo em temporada de chuvas, de abril a agosto, o tempo não chega a atrapalhar os passeios, pois chove pouco e rápido.

Mas é claro que a alta temporada da região é durante o verão com pico em dezembro até antes do Carnaval começar, já que a região não tem festas nessa época.

Viu como as praias de Maceió são um ótimo destino para sua próxima viagem? Então aproveite para compartilhar essas dicas com seus amigos nas redes sociais. Esperamos por você aqui em breve.

 

Facebook Comments

Postagens relacionadas

logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações