Engana-se quem pensa que a Praia do Francês é rica apenas em belezas naturais. A região reserva também muita cultura para os visitantes, que podem mergulhar na história, na arte e nas tradições da região.
Por isso, separamos 4 passeios culturais para você fazer na Praia do Francês. Continue a leitura do post até o final e conheça cada um deles.
1. Casa de Marechal Deodoro
Primeiro presidente da República e símbolo maior do município que abriga a Praia do Francês, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca nasceu e viveu por estas terras em parte de sua vida. A casa que abrigava ele e sua família foi restaurada no ano de 1983 e hoje funciona como um museu.
A residência segue a linha da arquitetura colonial, com beiral de telha em biqueira, acabamento de telha dupla e revestimento de massa. Além disso, possui 4 janelas e uma porta central.
Lá dentro, o visitante pode, por exemplo, conhecer um pouco mais da história do marechal e também do Brasil, além de ver de perto mobília e objetos de época.
2. Igreja de Santa Maria Madalena e Convento de São Francisco
Construção que começou a ser levantada ainda no século XVII, a igreja e o convento apresentam adereços em formas de plantas na fachada, confeccionados em pedra calcária, pardieiras emolduradas nas janelas do coro e janela central com um óculo que favorece a ventilação.
A primeira missa foi realizada no ano de 1723, mas as obras só foram encerradas em 1793, mais de 100 anos depois do início, em 1684. A capela profunda possui retábulo, que é uma estrutura em pedra ou talha de madeira que se eleva na parte posterior de um altar. É o único prédio do Nordeste Brasileiro a possuir esse tipo de trabalho.
Ao mesmo tempo, outro aspecto raro desse prédio histórico é a presença, no altar, de uma imagem de Cristo Crucificado, um exemplar da escola Jansenista. Além desse, existe apenas outro em todo o Brasil, no estado da Bahia.
3. Praça da Independência
A Praça da Independência, presente no Centro de Marechal Deodoro, carrega forte simbolismo. Ao seu redor, você vai encontrar prédios históricos como a antiga Cadeia Pública e a Igreja Nossa Senhora do Amparo, datada do século XVIII.
Além disso, na praça está presente um monumento em homenagem ao Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.
4. La Rue
A La Rue é uma rua de calçadas largas e gazebos de madeira que faz dela o cenário ideal para um passeio tranquilo. Nos fins de semana, aliás, o trânsito de veículos é proibido por lá.
Por lá, você encontrará diversas opções de restaurantes, com delícias irresistíveis. Ao mesmo tempo, lojinhas de artesanato que permitirão a você conhecer mais dos trabalhos dos artistas locais, principalmente bordados alagoanos como o filé e a renda singeleza.
Essas foram as 4 opções de passeios culturais na Praia do Francês para te apresentar. Arrume as malas e venha conhecer tudo isso hospedado no único hotel pé na areia da região: o Hotel Ponta Verde Praia do Francês.
Facebook Comments