Contato com a natureza, lugar para relaxar, curtir a gastronomia, a cultura e a história… Isso é o que se ouve frequentemente sobre a Praia do Francês. Mas, em meio a tanta calmaria, esse pedaço do litoral sul de Alagoas também é um refúgio para surfistas de todo o mundo. Especialmente na temporada de ondas.
Quer saber quando ela acontece? Então, continue a leitura do post até o final e descubra essa e outras curiosidades sobre a prática do surfe na região.
Perfeita para o surfe
A Praia do Francês é bem extensa, contando com duas áreas muito distintas. Na primeira, o mar é protegido por uma barreira de corais. Assim, principalmente na maré baixa, forma-se uma piscina de águas tranquilas, ideal para um banho relaxante, seguro e despreocupado para banhistas de qualquer idade.
Mas essa barreira, no entanto, não se estende por toda a praia. Assim, na outra área, o mar é aberto e conta com as condições ideais para formar as melhores ondas, que chamam a atenção de turistas de várias partes do Brasil e até mesmo de outros países.
Características
O mar do Francês é considerado um beach break clássico, com 4 pontos diferentes para o surfe. Isso porque a água reage de forma diferente pela extensão da praia.
Fortunato
É o pico mais famoso, por ficar mais próximo ao centro do povoado. Além disso, o fluxo de pessoas e, consequentemente, de turistas é maior. Em frente ao Atoatoa e à Vila de Pescadores, o lugar é considerado ideal para quem quer aprender a surfar ou é iniciante na modalidade.
Nesse ponto, a onda quebra rápido, mas abre o suficiente para 3 ou 4 manobras.
Leprosário
De frente para as ruínas de um antigo leprosário que existia na região, está outro pico de surfe da Praia do Francês. Nele, a onda é mais forte e é preciso ser pelo menos um surfista intermediário para se arriscar. As ondas são mais oceânicas e a arrebentação ocorre dentro do mar.
Coqueiral
Nesse ponto, os tubulares começam a dar seu show. É uma área que exige conhecimento e preparação, por exigir mais do surfista.
Praia do Meio
É a parte final do coqueiral. Esse é o ponto onde os profissionais do surfe se encontram para surfar. As ondas são grandes, com grandes tubulares.
Onda o ano inteiro
Na Praia do Francês, as ondas são constantes. Isso significa que, em qualquer época do ano, você poderá surfar na região. Entretanto, é entre os meses de abril e junho que a região reúne as melhores condições para a prática.
É nessa época, aliás, que costumam acontecer competições da modalidade. Até mesmo torneios internacionais, como o Qualifying Series, já ocorreram por aqui.
Condições do vento
O melhor vento para surfar é o terral. Ele vai da terra para o mar e esculpe melhor as ondas, que demoram mais a quebrar. No Francês, ele se faz presente às 5 da manhã.
Agora que você já sabe tudo sobre a temporada de ondas na Praia do Francês, é hora de garantir sua estadia por aqui e curtir esse refúgio para o surfe. Reserve agora no único hotel pé na areia da região, o Hotel Ponta Verde Praia do Francês. E, para mais dicas, continue de olho no nosso blog.
Facebook Comments