Quem nos visita fica sempre surpreso com a variedade de passeios que há para fazer em Maceió! Mas, geralmente, os viajantes lembram apenas das piscinas naturais e das praias de areia branca e mar azul.

Porém, Maceió reserva muitas outras surpresas que o grande público nem sempre tem acesso quando está pesquisando sobre o que curtir na região. E nós queremos mudar isso!

Então separamos 10 dicas de passeios incríveis que estão fora do circuito mais famoso de Maceió. Para facilitar a sua organização, separamos por região. 

E tem opção para todos os gostos, desde passeios  ligados à natureza, até aqueles que vão te contar mais sobre a História do Brasil! Vamos lá?

Os passeios do Litoral Sul

Sossego e lindas paisagens nas Dunas de Marapé

Para quem procura sair do comum, a calmaria das Dunas de Marapé são um atrativo.

Em Jequiá da Praia, a 60 km de Maceió, no litoral sul alagoano, está essa que é considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil. E não é para menos!

A mata nativa e o encontro do Rio Jequiá com o mar são o grande atrativo de lá. Quem quer curtir um dia de descanso longe das praias mais movimentadas da cidade, pode escolher as Dunas de Marapé sem medo.

Como só é possível alcançar a praia de barco, o local é mais sossegado e reservado. Além disso, a região é riquíssima em vida marinha com muitos peixes e crustáceos, o que torna Dunas de Marapé não só bela, como um lugar onde se come bem. Imperdível!

O surpreendente ecoturismo na Reserva da Palateia

São 748 hectares de mangue escondido em meio à Mata Atlântica.

Em meio à Mata Atlântica, na Barra de São Miguel, está a Reserva da Palateia. São 748 hectares de mangue na região. Lá, há indígenas e pescadores remanescentes dos quilombolas, que sobrevivem da aquacultura.

É neste pequeno paraíso isolado que a extração de sururu, Patrimônio Imaterial de Alagoas, é feita. Também é de lá que se extrai o massunim, um marisco que só existe em águas formadas pelo encontro do mar com a água doce de rios e lagoas.

Além dessas duas iguarias, a Reserva da Palateia é a maior produtora de ostras da região. Durante o passeio os visitantes podem colher suas próprias ostras e degustá-las no fim do dia com um bom espumante.

Certamente, este é um passeio perfeito para quem quer entrar em contato com uma parte do Brasil que quase ninguém vê. Durante a visita, é possível conhecer a casa da cultural local, conhecer a casa dos nativos e ainda realizar trilhas. Incrível, não é mesmo?

Muita história em Marechal Deodoro

Igreja Santa Maria Madalena e Museu de Arte Sacra, Praça João XXIII, Marechal Deodoro, Maceió.

Este vilarejo é a terra natal do nosso primeiro presidente: Marechal Deodoro da Fonseca. A cidade foi fundada em 1610 e segue preservada até hoje. Por isso, é possível passear entre casas e construções coloniais e imaginar como era a vida naquele tempo.

A vila fica a apenas 30 minutos de carro, saindo de Maceió. Basta pegar a Avenida Assis Chateaubriand e seguir pela Rodovia Edvaldo Lemos.

Quem pretende viajar com crianças é uma ótima forma de conhecer mais sobre a História do Brasil de forma leve e descontraída. O Museu Marechal Deodoro possui um excelente acervo de documentos e memórias com 43 itens originais, de uso pessoal do Marechal!

Também vale a pena conhecer o Museu de Arte Sacra, a Igreja de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Madalena.

Os passeios em Maceió

A memória preservada no Museu da Imagem e do Som

Na parte externa do Museu da Imagem e do Som, existe uma réplica em miniatura da Estátua da Liberdade (Créditos: G1 Globo)

O MISA, que completou 38 anos, foi criado para preservar a história e cultura do estado de Alagoas. Muitos visitantes permanecem apenas nas praias e não sabem que há um local como esse repleto de histórias.

O acervo do museu tem a memória do estado de Alagoas e da cidade de Maceió registrada em fitas cassetes, fitas de vídeo, discos de vinil, filmes Super 8, livros, fotografias, rádios, máquinas fotográficas e mais. Enfim, tudo catalogado e acompanhado de informações históricas.

A modernidade do Centro Cultural Arte Pajuçara

O espaço, criado em 2013, é formado por um auditório (Sala José Carlos Lyra), uma galeria de arte, um cinema (Sala Elinaldo Barros) e pelo Café Arte Pajuçara.

Além de exibir filme alternativos, o espaço conta com palestras e eventos musicais e promove a produção artística local com projetos como a Mostra de Clipes Alagoanos.

A programação muda constantemente, mas você pode conferir tudo que está rolando por lá no site do espaço.

Artesanato local na Rua das Rendeiras

Legendar

No coração do Pontal da Barra, uma bairro de pescadores, fica uma das ruas mais interessantes para quem quer mergulhar no artesanato local. Apesar de ser um bairro mais simples, você encontrará muitas lojas na Rua das Rendeiras. Você ainda poderá ver de perto as rendeiras trabalhando. Os preços das peças são atrativos e é muito fácil de chegar até lá. Certamente, visitar a região é uma ótima forma de levar lembranças da viagem e ainda incentivar a economia local.

O bairro ainda conta com inúmeros restaurantes na beira da Lagoa Mundaú. Uma boa pedida é curtir o passeio e aproveitar para experimentar iguarias da culinária alagoana e apreciar a vista, que é de tirar o fôlego e rende belas fotos!

A beleza religiosa da Catedral Metropolitana de Maceió

A Catedral Metropolitana de Maceió é também conhecida por Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, a padroeira da cidade (Créditos: praiasdemaceio.com)

A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres é uma pérola arquitetônica da cidade de Maceió. A fachada da catedral segue as linhas neoclássicas com o característico frontão triangular.

Além da beleza exterior, o altar-mor todo talhado em cedro dá um ar imponente e encantador ao interior.

Tombada de 1988, a catedral surpreende a todos que visitam com seus lindos afrescos e esculturas. É uma visita da qual você não vai se arrepender.

As missas acontecem de segunda a sábado, sempre às 17h. Aos domingos, é possível acompanhar a tradicional celebração religiosa às 9h e também às 17h.

Gastronomia de raiz no Polo de Massagueira

A variedade gastronômica é um dos pontos fortes de Maceió.

A gastronomia alagoana é considerada excelente pela maioria dos visitantes e já hoje um dos grandes atrativos turístico de quem chega a Maceió. A oferta de restaurantes na cidade é enorme, mas quem quiser experimentar algo mais genuinamente alagoano, pode visitar o Polo Gastronômico de Massagueira.

Com vários restaurantes à beira da Lagoa de Manguaba, em uma região predominante de pescadores, é possível experimentar pratos locais com frutos do mar até iguarias com pato. Uma mais deliciosa que a outra! Como se não bastasse, o lugar é lindo e vai render ótimos cliques.

Os passeios do Litoral Norte

Privacidade na Praia do Carro Quebrado

A Praia do Carro Quebrado é uma alternativa para quem procura um destino menos badalado.

Mais uma praia pouco conhecida pela maioria dos visitantes. Carro Quebrado fica na Barra de Santo Antônio, a pouco mais de 44 km de Maceió.

A praia carrega esse nome por causa de um casal que chegou até a praia de carro e ficou tão apaixonado pelo lugar que perdeu a noção do tempo. Pois quando a maré subiu, o carro ficou atolado por lá. O fusquinha é uma das atrações e  está na areia da praia até hoje.

Além do carro, outra marca registrada da praia são suas grandes falésias! Durante a maré alta, o mar cobre a areia quase até elas. Mas, na maré baixa, geralmente pela manhã, é possível fazer um passeio até as piscinas naturais.

Por ser uma área pouco visitada, não espere grandes restaurantes. Algumas barracas vendem bebidas e petiscos, mas você pode levar uma cesta de piquenique para passar o dia e curtir o fim de tarde do alto das falésias. Será praticamente um evento particular!

Para chegar até lá, o ideal é fechar um passeio direto de Maceió, ou contratar um buggy em Barra de Santo Antônio, pois o acesso até a praia não é dos mais fáceis para carros de passeio.

A resistência no Quilombo dos Palmares

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares o primeiro e único parque temático de inspiração africana do Brasil (Créditos: Portal Mata Sul)

A História do Brasil não existiria sem o povo negro. Pois esse passeio faz uma imersão em União dos Palmares, berço de Zumbi, o principal líder da resistência negra à escravidão no país. Então, o Quilombo dos Palmares foi a primeira comunidade livre formada por escravos que fugiam das fazendas.

No auge, Quilombo dos Palmares chegou a abrigar 30 mil pessoas. Certamente, Zumbi vive na mente daqueles que acreditam na igualdade de todos! Conhecer a região é não só imprescindível, mas emocionante.

Chegar até lá não é difícil. Saindo de Maceió, basta alugar um carro e seguir pela BR 316 até a cidade de Satuba e pegar a BR 104. A viagem dura cerca de 1h30.

Gostou das nossas sugestões de passeios em Maceió? Então, aproveite para acompanhar o Hotel Ponta Verde no Instagram e conferir muitas outras dicas além de promoções exclusivas!

Facebook Comments

Postagens relacionadas


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/bf/03/hotelpontaverde2/public_html/blog/wp-content/themes/resulttado/template-parts/component/content-carrocel-instagram.php on line 1
logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações