A gastronomia de Alagoas é tida como uma das melhores do Brasil. As receitas são feitas com ingredientes variados e os mais nobres frutos do mar. Os restaurantes oferecem cardápio diversificado com opções da culinária regional e internacional.

O sururu –  molusco encontrado nas lagoas – é o grande destaque e representa muito bem a gastronomia do estado, que alia sabores da terra a influências de outras escolas de culinária. Certamente, essa união proporciona uma experiência inesquecível!

Para te ajudar a desbravar os sabores de Alagoas, elaboramos um roteiro que passeará por tudo o que a gastronomia de Alagoas oferece. Então confira!

Pontal da Barra

Localizado às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra, um bairro de Maceió, é um dos grandes polos gastronômicos do estado. Aqui, os frutos do mar ganham o valor que merecem, com pratos únicos e que reforçam a o paladar local. A maioria dos restaurantes fica na beira lagoa, o que torna tudo ainda mais marcante.

Agulhinha, sururu, peixada, camarãozada. Não faltam opções para se deliciar.  Após degustar tudo o que você tem direito, nada melhor do que conhecer outro aspecto sensacional do lugar: o artesanato.  O Pontal é conhecido como o bairro das “rendeiras” e o melhor local para  adquirir peças de artesanato.

Massagueira

Outro polo importantíssimo é a Massagueira – um pequeno povoado banhado pela Lagoa Manguaba. O local é conhecido nacionalmente e parada obrigatória para a maioria dos visitantes que buscam por lazer no litoral sul. São mais de 25 restaurantes, que apresentam pratos à base de frutos do mar. Mas, se você for daqueles que não abre mão de uma boa carne, não se preocupe, pois há opções também.

A Massagueira também é marcada pelas deliciosas cocadas brancas vendidas na beira da rodovia. A iguaria é característica de Alagoas, mas você pode encontrar suspiros e sequilhos, que também fazem o maior sucesso. Não deixe de provar!

Quilombo

A influência do povo negro é inegavelmente marcante em nossa cultura e na gastronomia, portanto, não poderia ser diferente. A histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares, traz uma culinária bastante característica, típica dos povos quilombolas que viveram na região.

Não faltam exemplos da cozinha afro brasileira em Alagoas. Ótimos representantes são os restaurantes Akuaba e o Acarajé da Elizia, em Maceió, e as receitas de Maria Neide Martins – Mãe Neide Oyá D’Oxum, conhecida carinhosamente por Mãe Neide, em União dos Palmares.

Festivais Gastronôminos

Além de tantas opções gastronômicas, os festivais também marcam presença e são excelentes oportunidades de conhecer a culinária e o talento dos chefs alagoanos. Ao longo do ano, diversos eventos prestigiam e enaltecem a nossa gastronomia, sempre apresentando ao público as melhores receitas.

Ocasiões como o Festival da Lagosta, o Brasil Sabores, o Sabores de Alagoas e o Bar em Bar já estão consolidadas no calendário do estado, trazendo pratos deliciosos com o melhor de todas as regiões de Alagoas.

Bares de Maceió

Não existe a menor possibilidade de vir a Maceió e não provar os mais saborosos drinks e as mais variadas receitas feitas nos bares da orla. Caipiroscas, caipifrutas, coquetéis e outras bebidas fazem bastante sucesso e conquistam os turistas, assim como os petiscos.

Facebook Comments

Postagens relacionadas


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/bf/03/hotelpontaverde2/public_html/blog/wp-content/themes/resulttado/template-parts/component/content-carrocel-instagram.php on line 1
logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações