O ecoturismo em Alagoas é forte. Afinal, falamos de um estado brasileiro conhecido por suas belezas naturais. Por isso, são várias as opções de passeios e de experiências em meio à natureza para desbravar.
Para você conhecer melhor algumas delas, separamos 4 passeios de ecoturismo em Alagoas para fazer na primavera. Então, continue a leitura do post até o final e confira.
1. Santuário Peixe-boi
O Santuário Peixe-boi faz parte da Rota Ecológica dos Milagres e está localizado entre os municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Trata-se de um projeto organizado pela Associação Peixe-boi, que busca preservar esse mamífero aquático bem dócil e ameaçado de extinção.
O passeio consiste na observação dos animais: é proibido qualquer tipo de contato com eles. O turista segue de jangada pelo leito do rio Tatuamunha, onde vivem os peixes-boi. O percurso dura cerca de 1 hora e, no povoado, também é possível conferir o artesanato produzido pelos moradores da localidade.
2. Cachoeira do Anel
A Cachoeira do Anel fica no município de Viçosa, Zona da Mata do estado. Ela é formada pelas águas do rio Caçamba, que faz parte da bacia do Paraíba. Aliás, o nome da queda d’água é na verdade Cachoeira Caçamba. No entanto, por seu principal acesso ser por meio do povoado do Anel, Cachoeira do Anel ficou mais popular.
O passeio é indicado para pessoas sem dificuldade de locomoção, uma vez que é preciso atravessar uma trilha curta, mas com pedras grandes. A queda principal da cachoeira é relativamente alta e propícia para banho.
Há ainda a parte mais alta da cachoeira, com uma queda d’água menor, porém menos frequentada e mais indicada para quem busca tranquilidade.
3. Rota do Cangaço
A Rota do Cangaço é um passeio turístico que recorda a emboscada realizada pela polícia da época para capturar Lampião, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros. No trajeto, diversas belezas naturais dos estados de Alagoas e Sergipe e do Rio São Francisco.
Entre os locais que podem ser visitados, a depender do tipo de embarcação que você escolha para fazer o trajeto, estão, por exemplo, a Grota do Angico, o povoado de Entremontes (com rendeiras e bordadeiras do “rendedê”), a casa onde Dom Pedro II se hospedou durante sua passagem pela região e o Cangaço Eco Parque.
4. Cânions do São Francisco
Por fim, aliado à Rota do Cangaço, o turista que busca opções de ecoturismo em Alagoas pode aproveitar para conhecer os cânions do São Francisco, também na cidade de Piranhas.
São vales profundos que formam desfiladeiros encantadores, conferindo magia e exuberância ao trajeto percorrido pelo rio. Os Cânions, aliás, foram formados após as obras de construção da hidrelétrica de Xingó e estão entre os 5 maiores navegáveis do mundo, com 60 km de extensão e 200 m de profundidade.
Esses foram os 4 passeios para fazer na primavera para quem busca ecoturismo em Alagoas. Quer mais dicas de atrações no estado? Então, confira outros posts do blog do Hotel Ponta Verde.
Facebook Comments