No dia 18 de junho, é comemorado o dia internacional do surfe. A data foi criada em 2005 pela organização Surfrider Foundation, uma entidade sem fins lucrativos dos Estados Unidos que age na preservação das águas, das praias e dos ecossistemas marinhos.

A proposta é celebrar o amor pelo surfe e mostrar que ele pode ser praticado por todas as pessoas, ao mesmo tempo em que é promovida a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

A Praia do Francês, aliás, é o lugar perfeito para a prática da modalidade, independente do seu nível de intimidade com o esporte. Quer entender melhor o porquê? Então, continue a leitura do post até o final.

Características da Praia do Francês

A Praia do Francês está localizada no município de Marechal Deodoro, litoral sul de Alagoas, distante cerca de 20 km da capital Maceió. 

O mar é considerado um beach break clássico, com 4 pontos diferentes para o surfe. Isso porque a água reage de forma diferente ao longo da extensão da praia.

Essas diferentes reações, aliás, são o que fazem da região perfeita para todos os tipos de surfistas: desde aqueles iniciantes aos atletas de alta performance na modalidade.

Pontos de surfe no Francês

Fortunato

É o pico mais famoso, por ficar mais próximo ao centro do povoado. O fluxo de pessoas e, consequentemente, de turistas é maior. Ideal para quem quer aprender a surfar ou é iniciante na modalidade, o Fortunato fica em frente ao Atoatoa e à Vila de Pescadores.

Nesse ponto, a onda quebra rápido, mas abre o suficiente para 3 ou 4 manobras.

Leprosário

De frente para as ruínas de um antigo leprosário que existia na região, está outro pico de surfe da Praia do Francês. Nele, a onda é mais forte e é preciso ser pelo menos um surfista intermediário para se arriscar. As ondas são mais oceânicas e a arrebentação ocorre dentro do mar.

Coqueiral

Nesse ponto, os tubulares começam a dar seu show. É uma área que exige conhecimento e preparação, por exigir mais do surfista.

Praia do Meio

É a parte final do coqueiral. Esse é o ponto onde os profissionais do surfe se encontram para surfar. As ondas são grandes, com grandes tubulares.

Quando é a temporada de ondas da Praia do Francês?

Apesar de contar com boas condições para surfar o ano inteiro, é entre os meses de abril e junho que o mar do Francês mostra sua melhor versão aos amantes de surfe. 

Não por acaso, é também nesse período do ano que costumam acontecer competições, inclusive internacionais, como o Qualifying Series.

E se você curte o lifestyle surfista, mas ainda não tem intimidade com a prática, não se preocupe: por aqui, na areia da praia, você encontra instrutores que oferecem aulas para aprender a surfar de uma vez por todas. E com a bela paisagem da região e água morninha que esse paraíso te reservam, vai ficar muito mais fácil pegar suas primeiras ondas.


Agora que você aproveitou o dia internacional do surfe para descobrir por que praticar a modalidade na Praia do Francês, é hora de garantir sua reserva na única hospedagem pé na areia do destino e não perder nem um minuto sequer deste mar tão especial. Clique aqui e saiba mais.

Facebook Comments

Postagens relacionadas


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/bf/03/hotelpontaverde2/public_html/blog/wp-content/themes/resulttado/template-parts/component/content-carrocel-instagram.php on line 1
logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações