O estado do Alagoas é conhecido por suas inúmeras praias e belezas naturais. Por isso, é um dos destinos preferidos de brasileiros e estrangeiros!

Para você ter uma ideia, a região registrou um aumento no número de turistas pelo quarto ano consecutivo. Somente em 2017, foram mais de 2,5 milhões de pessoas. Legal, né?

Porém, além da natureza exuberante, que já é conhecida, existem também as rotas culturais em Alagoas. Elas não podem ficar de fora do roteiro.

Quer algumas dicas de pontos turísticos e lazer para conhecer, além das praias? Então acompanhe o nosso post!

Rotas culturais em Alagoas: o que a região tem a oferecer?

Tanto a capital de Alagoas, Maceió, quanto as cidades vizinhas possuem rotas culturais riquíssimas. É possível realizar viagens de longa duração para cá e aproveitar todos os dias com programações diferentes. Veja, então, algumas delas:

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

O Museu Théo Brandão foi criado para abrigar a coleção de arte popular do professor e folclorista. (Créditos: Dicas do Nosso Brasil)

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore é uma homenagem ao professor e folclorista de mesmo nome, cuja coleção de arte popular foi doada para a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Fundado em 1975, foi instalado provisoriamente no Campus Tamandaré, no Pontal da Barra.

Em 1997, o museu ganhou sede própria, no centro de Maceió. No local, os visitantes têm acesso a gravações de músicas regionais, quadros, esculturas de cerâmica, artesanato e objetos de festas populares de Alagoas. Além disso, acontecem sessões com filmes super 8 mm e 16 mm sobre manifestações folclóricas.

Ainda há um auditório para convenções, loja de artesanato com mais de 300 obras de artistas alagoanos e um café, com diversos quitutes da culinária regional no cardápio.

Museu de Comércio de Alagoas

Localizado na Rua Sá e Albuquerque, o Museu do Comércio é referência histórica e visita obrigatória (Créditos: Guia Viajar Melhor)

Inaugurado em 1928, o Museu do Comércio de Alagoas (MUCOM) está instalado no Palácio do Comércio de Maceió. O local traz a história da Associação Comercial de Maceió, em um rico acervo de objetos, móveis, utensílios e iconografia de ótima resolução.

Esse local, que está entre as rotas culturais em Alagoas, é obrigatório para quem quer pesquisar e entender desde a formação das Juntas de Comércio, na época de Dom João VI, bem como sobre a época dos descobrimentos, viagens, comércios de especiarias e navios negreiros que chegavam ao porto.

Teatro Deodoro

Rotas Culturais em Alagoas - Teatro Deodoro

O Teatro Deodoro, projetado pelo arquiteto Luiz Lucariny, foi inaugurado em 11 de junho de 1905 (Créditos: G1 Globo)

O Teatro Deodoro, localizado na Praça Marechal Deodoro, no centro de Maceió, precisou de cinco anos para ser construído. Inaugurado em 1905, o local comporta 690 pessoas sentadas e é composto por uma sala de espetáculos em estilo neoclássico, camarote e fosso móvel para a orquestra. O teto, com detalhes feitos em bronze, tem um belíssimo lustre.  No saguão do Teatro Deodoro, são realizadas exposições culturais, coquetéis e shows.

Centro histórico

Não há como citar rotas culturais em Alagoas sem falar no centro histórico. Afinal, é um dos mais preservados e ricos do Brasil. O centro de Maceió mistura os estilos barroco, português, gótico e neoclássico.

Os prédios, que foram todos restaurados, abrigam casas do povo alagoano, museus, casas de cultura e comércio em geral. Destaque para o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, com quadros da renomada pintora brasileira, Tarsila do Amaral, a Catedral Metropolitana de Maceió e as igrejas Nossa Senhora do Livramento e Bom Jesus dos Martírios.

Além disso, há o Mercado do Artesanato, que oferece 250 lojas de produtos típicos do Nordeste, como sandálias de couro, cerâmicas, bordados, esculturas de palitos de fósforo e bolsas de palha. Pois é uma região riquíssima em cultura, para “ninguém botar defeito”.

Quilombo dos Palmares

Rotas Culturais em Alagoas - Quilombo dos Palmares

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é o primeiro e único parque temático de inspiração africana do Brasil (Créditos: Portal Mata Sul)

O Quilombo dos Palmares, localizado a 80 km de Maceió, foi o maior espaço de resistência de escravos durante mais de um século no período colonial.  Recentemente, a região do Quilombo, a Serra da Barriga, foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul.

Na localidade, que certamente faz parte das rotas culturais em Alagoas, os visitantes podem conhecer o Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, uma reprodução, em tamanho real, do ambiente da República dos Palmares. Entre eles estão a Casa da Farinha, o Terreiro das Ervas, a Casa do Campo Santo e o Muxima de Palmares.

Alguns ambientes contam, com áudio, o modo de vida da cultura negra e quilombola. Além disso, há até mesmo ocas indígenas, pois, muito antes da chegada dos negros, havia índios vivendo na região.

Esperamos que as nossas dicas de rotas culturais em Alagoas inspirem a sua viagem!  Acha que esse conteúdo também pode ser interessante para os seus amigos? Então compartilhe em suas redes sociais!

 

Facebook Comments

Postagens relacionadas


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/bf/03/hotelpontaverde2/public_html/blog/wp-content/themes/resulttado/template-parts/component/content-carrocel-instagram.php on line 1
logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações