Não tem como negar, mas as praias de Maceió são um dos principais atrativos da capital alagoana. E vamos combinar desde já, não teria como ser diferente! As praias daqui têm paisagens tão deslumbrantes, que são conhecidas como Caribe brasileiro!

Isso você provavelmente já sabe, mas hoje estamos aqui para contar tudo o que você não sabe! Desde como chegar em cada praia, os passeios, o que fazer fora do roteiro mais tradicional, o que comer e mais.

Se você está planejando uma viagem para a capital de Alagoas, você chegou ao lugar certo! Então companhe este guia definitivo, que fizemos com muito carinho, e descubra tudo sobre as praias de Maceió e arredores. Boa leitura!

As diversas maravilhas do litoral alagoano

Uma das grande vantagens de viajar para Alagoas é aproveitar a proximidade entre as praias. Além de conseguir curtir bem, sem precisar sair de Maceió, existem muitas localidades próximas para conhecer em um bate-volta de um dia. Certamente vamos falar os detalhes sobre isso mais à frente.

Além da beleza estonteante das praias de Maceió, a culinária de Alagoas encanta 95% dos turistas que nos visitam. Com isso, a cidade já se tornou um polo gastronômico, com restaurantes com chefs formados em escolas francesas e até hamburguerias de fama mundial.

Referência em todo Brasil, a gastronomia alagoana encanta a todos com a sua diversidade.

Sem contar, é claro, todas as ofertas de lugares onde dá para provar nossos pratos mais tradicionais. Nossa culinária é riquíssima em diversidade de vida marinha e, por isso, um prato cheio para quem aprecia frutos do mar!

Como se não bastasse ser um deleite para os olhos e para o paladar, Alagoas é berço de parte da História do Brasil.

Litoral Alagoano - Marechal Deodoro

Casa de Marechal Deodoro.

É no estado de Alagoas que fica a cidade onde nasceu o primeiro presidente do país. Além disso, temos praias  usadas pelos franceses no período colonial como rota de exportação do pau-brasil. Ainda somos o estado onde o principal líder da resistência negra à escravidão, Zumbi dos Palmares, montou seu quilombo!

Toda essa cultura está retratada no nosso artesanato, na nossa comida e na nossa hospitalidade, portanto visitar o litoral alagoano é uma experiência inesquecível. No entanto, não somos nós que estamos dizendo isso.

“Não me canso de ir até Maceió e pretendo voltar muito em breve. A cidade é simplesmente maravilhosa, não existe no Nordeste um destino mais completo e encantador que Maceió”, segundo um turista em um site voltado para viajantes.

Agora que você já tem certeza que quer viajar para Maceió, vamos ao que interessa: as praias!

As praias para curtir na capital alagoana

Para começar, vamos falar sobre as praias que estão na cidade. As três principais são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Enfim, cada uma com suas peculiaridades, todas lindíssimas!

A orla desde a Pajuçara até a Jatiúca, passando pela Ponta Verde, tem cerca de 6 km. Ou seja, é muito rápido para se locomover de carro entre elas. Logo, uma boa caminhada de ponta a ponta leva menos de uma hora.

Vista aérea das piscinas naturais e águas cristalinas da Praia de Pajuçara.

A Pajuçara é uma das mais procuradas por quem quer conferir as piscinas naturais. Pois, de lá, saem jangadas que levam 30 minutos até as piscinas. O calçadão é bem movimentado, com muitos quiosques e quadras poliesportivas. Além das piscinas e da orla, é nesse bairro que está a Feira de Artesanato! Enquanto a Pajuçara é uma boa opção para curtir durante o dia, a Jatiúca é um dos points mais badalados à noite.

Já a praia da Ponta Verde é considerada uma das melhores no perímetro urbano, perfeita para se hospedar. Isso porque é bem democrática, atende a todos os gostos. Localizada entre a Pajuçara e  a Jatiúca, o mar da Ponta Verde é calmo, de um azul caribenho.

Litoral Alagoano - Ponta Verde

Vista aérea da Praia de Ponta Verde.

O nome da praia surgiu pelos diversos coqueiros que enfeitam a região. A localização da Ponta Verde é perfeita, pois está próxima ao agito noturno de Jatiúca e também  do burburinho da Pajuçara.

Com o mar tranquilo da Ponta Verde, as crianças brincam tranquilas, os adultos podem praticar stand up paddle, mas todos vão adorar dormir ouvindo o barulho do mar.

Ou seja, quem gosta de agito, pode ficar mais próximo da Jatiúca. Quem quer mais movimento e opções de lazer, como quadras e ciclovias, vai se identificar, certamente, com a Pajuçara. Já quem quer ficar perto de tudo, mas em um lugar paradisíaco e reservado, terá ótimos momentos na Ponta Verde.

As praias nos arredores de Maceió

Existem muita coisa para aproveitar em uma viagem bate-volta no mesmo dia. Então, para facilitar o seu planejamento, além de conhecer as praias que se estendem pelos 230 km do litoral alagoano, separamos todas as praias que merecem sua atenção no litoral sul e no litoral norte.

As praias do litoral sul

Para chegar às praias do litoral sul, portanto, não há mistério. Se você estiver de carro, a rodovia que corta praticamente todas as praias é a AL-101. Ela é uma autêntica estrada litorânea, que, em vários trechos, corre rente ao mar, mas só o passeio pela AL-101 já é encantador.

Para quem não está de carro, é possível se aventurar de ônibus ou contratar passeios em agências de viagens.

Pontal da Barra

O vilarejo de Pontal da Barra é um bairro de Maceió que faz divisa com o município de Marechal Deodoro. Lá, você pode conferir o artesanato local. É em Pontal da Barra que fica a Rua das Rendeiras, famosa pela renda filé.

No Pontal, há diversos tipos de artesanatos, até mais em conta do que em Maceió! A região também tem vários restaurantes à beira da lagoa Mundaú, onde se pode comer a autêntica culinária alagoana. A maioria possui deck de madeira, afinal todos querem tirar fotos e apreciar o pôr do sol.

Praia do Francês

A Praia do Francês é um destino para quem deseja relaxar em frente ao mar e desfrutar de uma paisagem paradisíaca.

A 30 minutos de carro de Maceió, esta praia foi usada pelos franceses para a exploração do pau-brasil, por isso o nome. Enquanto que, hoje, é um dos lugares mais badalados do estado e recebe turistas o ano todo.

Inegavelmente, o mar azul turquesa e a extensa faixa de areia são o cenário perfeito para curtir um dia de sol. O trecho da praia protegido pela barreira de corais é o mais calmo para o banho. Por fim, a oferta de bares e restaurantes é diversificada e de ótima qualidade.

Barra de São Miguel

O nascer do sol na Barra de São Miguel

A 10km da Praia do Francês e a 40km de Maceió, está a praia da Barra de São Miguel, com águas claras e um lugar perfeito para descansar. Durante a maré baixa, a praia se torna praticamente uma piscina.

Entretanto, aos fins de semana, muitas barracas e espreguiçadeiras ocupam o pequeno pedaço de areia. Quem busca mais privacidade e tranquilidade, pode visitar a praia durante a semana, quando terá mais espaço livre para curtir.

A Barra de São Miguel também conta com ótimas opções de restaurantes para depois da praia, destaque para o Praêro Beach Club.

Praia do Gunga

Litoral Alagoano - Praia do Gunga

O passeio de buggy é uma boa pedida para quem deseja explorar a Praia do Gunga.

Repleta de coqueiros, a Praia do Gunga é um local bastante procurado por turistas. É possível chegar de carro, pela AL 101 Sul. Mas se você quiser fazer diferente, pode chegar até a Praia do Gunga de lanchinha, pela Barra de São Miguel, e curtir a paisagem!

A Praia do Gunga também possui estonteantes falésias. Uma sugestão é encomendar o almoço em alguma  barraquinha e deixar garantida a refeição na volta do passeio.

Para encontrar onde almoçar, basta contratar um passeio de buggy ou quadriciclo. Alguns trechos têm ondas bem fortes e são procurados pelos surfistas, mas existem partes com mar calmo.

Mas quem quiser pode ainda pegar uma lancha e ir até os arrecifes fazer mergulho com snorkel! Um dia na Praia do Gunga é um dia inesquecível.

As praias do litoral norte

Usar Maceió como base para bate-voltas é uma opção viável, apesar de cansativo.  No entanto, algumas praias merecem que você fique mais tempo por lá para aproveitar mais. A maioria delas está no litoral norte.

Ipioca

Litoral Alagoano - Ipioca

Muito pouco movimentada, a Praia de Ipioca é ideal para um dia de descanso.

Esta é mais uma praia para um bom bate-volta. Apenas 24 km distante de Maceió, Ipioca é um lugar onde o contraste do azul do céu com o verde do mar e o branco da areia chama a atenção.

A orla é extensa e o mar é um pouco agitado, com partes mais calmas onde dá para mergulhar de snorkel. Ipioca tem frequência maior nos fins de semana. Um dos grandes atrativos para os turistas é o Hibiscus Beach Club.

Carro Quebrado

Litoral Alagoano - Carro Quebrado

O contraste entre as falésias e o mar fazem da Praia do Carro Quebrado uma parada obrigatória.

O nome da praia é um alerta! Não tente chegar lá sozinho de carro de passeio. Por ser uma praia com acesso mais difícil, o melhor é contratar um buggy na região de Barra de Santo Antônio.

Você também pode fechar o passeio desde Maceió com uma agência de viagens. Sobretudo na Pajuçara, há algumas agências que fazem esse roteiro.

A vantagem de ser um local de difícil acesso é que a praia é praticamente deserta, acima de tudo. As falésias são o cenário perfeito para assistir a um lindíssimo pôr do sol! Outra atração do local que rende ótimas fotos é o fusca quebrado que fica nas areias da praia.

São Miguel dos Milagres

Um dos destinos mais procurados de Alagoas, São Miguel dos Milagres encanta com suas águas tranquilas e cristalinas.

A pouco mais de 93 km de Maceió pela AL-101, São Miguel dos Milagres é um paraíso que merece alguns dias de atenção. A região possui enorme beleza, com grandes faixas de areia na maré baixa e passeios até piscinas naturais.

Em Porto da Rua, uma pequena vila de pescadores da região, partem as jangadas para as piscinas naturais da Praia do Toque, onde é possível observar os corais e peixes.

Quem se hospedar na região vai se encantar! É em Milagres que tem o chamado turismo de charme, com pousadas exclusivas e serviço diferenciado. Durante a noite, é possível ver os diversos pontos de luz das lanternas dos pescadores, sob o céu mais estrelado.

Quem se hospeda em Milagres também pode conferir a Praia do Patacho, uma das mais bem conservadas e intocados de Alagoas, por ter acesso mais difícil. Algumas pousadas de luxo se encontram nesse pequeno canto isolado da correria do dia a dia.

Enfim, é em Milagres que acontece um dos melhores réveillons do Brasil, o Réveillon dos Milagres.

Japaratinga

Litoral Alagoano - Japaratinga

Águas calmas e tranquilidade: a praia de Japaratinga é o lugar certo para descansar.

Este paraíso de areia fina é a vizinha menos conhecida da badalada Maragogi. É perfeito para quem busca mais tranquilidade. Os coqueiros, o mar verde esmeralda e as piscinas naturais são só alguns dos encantos do local.

Quem gosta de caminhar, pode sair da praia de Bitingui, almoçar em algum dos restaurantes na areia da Barreiras do Boqueirão e seguir para ver o pôr do sol em Pontal, onde o mar encontra o rio Manguaba.

O passeio é uma delícia, afinal passa por vários trechos praticamente desertos de praia, bem como mirantes que vão ajudar a garantir as melhores fotos da viagem!

Maragogi

Litoral Alagoano - Maragogi

Águas cristalinas da Praia de Maragogi.

Um dos lugares mais procurados pelos viajantes, mas por quê? Bem, é impossível ficar indiferente às belezas naturais de Maragogi, a 125 km de distância de Maceió. É apaixonante. Tanto que quem conhece chama de Caribe brasileiro!

Um dos passeios mais conhecido da região é o das galés, já que, por causa das águas transparentes, é possível observar toda as belezas da vida marinha. É encantador, e quem diz isso são os próprios visitantes: “Lugar mais incrível que eu já conheci na vida! Me emocionei com a beleza do lugar!”.

Além das galés, ainda é possível curtir praias paradisíacas como a Praia de Antunes, a Praia Ponta de Mangue com uma extensa faixa e lindos coqueiros, a Praia Xaréu, onde o mar encontra com o rio e a água é morninha, e ainda a Praia de Peroba.

Quem quiser aproveitar bem todas as praias e passeios da região, pode se programar para hospedar-se por lá.

Melhor época para curtir as praias de Maceió

A capital de Alagoas pode ser aproveitada durante qualquer época do ano, pois mesmo em temporada de chuvas, de abril a agosto, o tempo não chega a atrapalhar, já que chove pouco e rápido.

Mas é claro que a alta temporada da região é durante o verão, cujo pico vai de dezembro até antes do Carnaval começar. Enfim, a região não costuma ter festas nessa época.

Em síntese, viu como as praias de Maceió são definitivamente um ótimo destino para sua próxima viagem? Então aproveite para compartilhar essas dicas com seus amigos nas redes sociais. Assim, esperamos por você aqui em breve.

 

Facebook Comments

Postagens relacionadas


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/bf/03/hotelpontaverde2/public_html/blog/wp-content/themes/resulttado/template-parts/component/content-carrocel-instagram.php on line 1
logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações