Escrito por:
Alexandre

Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico! Nada substitui a experiência de uma viagem e o Brasil está cheio de locais imperdíveis. Existem muitos lugares para viajar no Nordeste que as pessoas esquecem de considerar quando estão planejando as férias.

Nós chegamos para mudar isso! Geralmente os viajantes procuram os mesmo lugares na região e perdem a chance de conhecer locais belíssimos e ainda pouco explorados pelo grande público.

E é por isso que Alagoas é um dos melhores lugares para viajar no Nordeste! Duvida? Então, confira 10 motivos para programar hoje mesmo uma viagem para cá! Temos certeza que você vai preparar as malas depois de terminar de ler nosso post!

1. Em Alagoas o Sol aparece durante o ano todo!

Deus é brasileiro. O que ninguém conta é que a casa de veraneio dele é em Alagoas, por isso tem sol o ano todo! Não resistimos à brincadeira. Mas não deixa de ser verdade.

Vivemos em um país tropical onde poucas regiões enfrentam de fato temperaturas frias durante o inverno. Alagoas não é uma dessas regiões. Aqui faz calor o ano todo! Entre abril e agosto chove um pouco mais, normalmente de manhã bem cedo e a noite e de forma rápida.

Ou seja, mesmo em períodos com mais chuva, você ainda consegue aproveitar super bem Maceió! Conhecer a cidade nesses meses tem duas vantagens: a chuva refresca o calorão sem atrapalhar a diversão e a cidade fica mais vazia!

2. Gastronomia local variada e de dar água na boca

Viajar não é apenas conhecer novos lugares, mas também novas culturas. E uma das partes mais gostosas de uma cultura diferente é a gastronomia! Quem gosta de experimentar novos sabores não vai se arrepender de viajar para Alagoas.

Muitos acham que a culinária alagoana é similar ao resto do Nordeste, mas por causa das lagoas — que dão nome ao estado — a gastronomia da região tem alguns ingredientes únicos!

A fritada e massunim são pratos regionais muito fáceis de experimentar em qualquer parte do estado. Fritada é sem dúvida um dos pratos mais saborosos da nossa culinária que é tradicionalmente feito com siri. Já o mussinim é um marisco que só vive em água onde o mar se encontra com rios e lagos e a receita mais tradicional é com molho de coco. Explêndido!

A Pituzada é um prato muito apreciado na região de Penedo e Coruipe, ao sul de Alagoas. O Pitu é um tipo de lagostim de água doce. Nessa receita é usado leite de coco que deixa tudo mais saboroso!

Há ainda outros pratos extremamente saborosos como o Sururu de Capote, Siri mole ao coco e Umbuzada sertaneja, feita com umbu, comum apenas no interior do estado.

Sem contar a tapioca que ganha diversos recheios salgados e doces e pode ser apreciada desde o café da manhã até o jantar!

3. As praias alagoanas são o Caribe brasileiro

Durante o verão, época com menor incidência de chuvas no ano, o mar se enfeita de um verde azulado inigualável! Junte a essa cor exuberante a areia fofa e branca do litoral alagoano e você tem o cenário perfeito para um bom descanso e fotos inacreditáveis!

O site inglês The Guardian descreveu a Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, por exemplo, como um refúgio de beleza ímpar e água morna. A região foi recentemente colocada sob os holofotes nacionais desde que o famoso youtuber Whindersson Nunes escolheu o local para realizar seu casamento.

Outro município alagoano incomparável é Maragogi! Localizada ao norte do estado, não muito distante de São Miguel dos Milagres, é o segundo maior pólo turístico da região. Esse sucesso se dá pelas piscinas naturais da região e os arrecifes de corais.

Devido ao mar calmo, areia fofa e os diversos coqueirais, é comum ver viajantes e imprensa se referindo às praias alagoanas como o Caribe brasileiro.

4. Terra de lagoas e belezas naturais

Como comentamos, o nome do estado surgiu nas diversas lagoas e rios da região. Dentre as 30 lagoas de Alagoas, 17 estão só em Maceió, capital do estado!

A maior lagoa da região, Manguaba, tem 42 km² e fica no litoral sul do estado. O passeio de barco pelas ilhotas que formam a lagoa é um dos principais atrativos do local. Além disso, a lagoa foi palco de um grande momento histórico.

Em 1520, os portugueses fundaram a primeira capital alagoana que na época era chamada de Alagoas do Sul. Hoje, a cidade, que continua à beira da Lagoa Manguaba se chama Marechal Deodoro em homenagem ao filho mais ilustre da região.

Já a Lagoa do Roteiro tem uma peculiaridade ao se encontrar com o oceano quando a maré sobe a tal ponto que não é possível distinguir onde começa o mar e termina a lagoa.

5. Bom destino para terceira idade

Por ser um estado com praias de águas tranquilas e muitas lagoas, é um destino muito atrativo para os idosos. É fácil se locomover em Maceió sem grande desgaste físico. Por exemplo, sair da capital e seguir até São Miguel dos Milagres é um passeio de apenas 1h30 de carro.

As praias da capital são planas, de fácil acesso, muito seguras e a oferta de bons hotéis e restaurantes é farta.

6. Esportes para todas os gostos

Não pense que pela tranquilidade Alagoas é um destino apenas para quem busca sossego. Quem gosta de esportes de aventura vai curtir muito a região!

Além dos esportes aquáticos mais famosos como mergulho e kitesurfe, ainda é possível praticar stand up paddle sob a luz do luar quando as marés estão mais altas na lua cheia.

Como o mar é tranquilo, a região é ideal para quem quiser começar a se aventurar no stand up paddle que não tem restrição de peso, idade ou preparo físico.

7. Perfeito para as crianças

Além de ser um destino calmo para os mais velhos e com atrativos para os mais aventureiros, Alagoas também é ideal para viagens em família! Por ser uma capital menos procurada que suas vizinhas, Maceió é um pouco mais vazia, por isso, mais confortável para curtir em família.

A praia de Ponta Verde é a melhor da capital, não só pela beleza, mas também por ser calma e segura, permitindo que as crianças brinquem tranquilamente tanto no mar quanto nos parques infantis construídos de forma sustentável ao longo da orla. É diversão garantida para garotada e tranquilidade para os pais.

8. Rota Cultural fantástica

A morte de Lampião, há 77 anos, encerrava um ciclo de lutas no Sertão. Boa parte da história do cangaceiro aconteceu em Alagoas, no município de Piranhas, às margens do rio São Francisco.

A cidade faz parte da Rota do Cangaço e possui um centro histórico preservado que atrai turistas o ano todo, com especial atrativo em junho, quando acontece o Forrogaço, o Forró do Cangaço. A festa acontece no bairro Xingó e antecipa as festas juninas além de comemorar o aniversário da cidade.

9. Ótimo custo-benefício

O destaque do estado não fica apenas por contas das praias. Alagoas tem preços mais em conta que outros estados da região. Uma pesquisa recente do Trivago apontou duas cidades alagoanas no ranking daquelas com melhor custo-benefício do litoral brasileiro: Maragogi e Maceió.

10. Hospitalidade

E para finalizar as nossas dez provas sobre como Alagoas é uma das melhores escolhas para quem viajar ao nordeste, está a receptividade do alagoano. Claro que dizer isso seria puxar a sardinha para o nosso lado, por isso você pode ver o que outros visitantes falam sobre o estado aqui.

Esperamos que você considere Alagoas como um dos lugares para viajar no Nordeste em suas próximas férias. Se você ficou apaixonado pela região, não perca tempo e confira dicas do que fazer em Maceió neste post completo sobre o assunto!

Facebook Comments

Postagens relacionadas

logo tripadivor

"Hotel aconchegante. Quarto ótimo, espaçoso, tudo novo e arrumado, Café da manha com muita variedade, tapioca perfeita. Hotel dispõe de guarda-sol e serviço na praia. Foi uma estadia impecável. Muitas opções ao redor e lanches a noite."

darliene oliveira

  • 5
de 692 incríveis avaliações